De acordo com informações do colunista, o presidente deu aval aos trâmites para oficializar a decisão, que agora ficarão a cargo do Itamaraty.
O processo estava parado há cerca de dois anos e teve andamento justamente em um momento em que o governo tenta melhorar as relações diplomáticas e comerciais com países árabes, que ficou ainda mais abalada após Bolsonaro prometer a transferência da embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém.
Localizado na região do Golfo Pérsico, o pequeno país insular - com uma área equivalente à metade da cidade de São Paulo - tem uma população de apenas 1,5 milhão de habitantes.
Recentemente, Bahrein se tornou a quarta nação do mundo árabe a formalizar as relações diplomáticas com Israel. A assinatura do acordo entre os dois países aconteceu nos EUA, mediada pelo então presidente americana Donald Trump.
As lideranças palestinas condenaram a formalização das relações por considerar que ela “prejudicará seriamente os direitos nacionais inalienáveis do povo palestino e a ação árabe conjunta”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.