Vídeo: confira o momento em que PM atira em policiais e é baleado na Bahia
De acordo com a Polícia Militar, agente que disparou tiros de fuzis para o alto teve provável surto. Após horas de negociação, o PM foi baleado e morreu horas depois
Por O Dia
Durante quase quatro horas, o policial militar Wesley Soares Góes, de 38 anos, permaneceu na frente do Farol da Barra, em Salvador, bloqueando a região, e fez dezenas de disparos de fuzil para o alto, até o início da noite do último domingo (28).
Após um longo período de negociação, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), Wesley, que estava cercado pela polícia, às 18h35, afirmou que “havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou disparos contra as equipes do Bope” e em seguida foi baleado pelos colegas. Ele foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por uma cirurgia. Horas depois, o policial foi declarado morto. Confira o momento no vídeo abaixo (imagens fortes):
A ocorrência teve início por volta das 14h, quando Wesley chegou armado com fuzil e pistola, na região do Farol da Barra. Na sequência ele disparou para o alto com um fuzil. Após essa ação, as unidades policiais do CPR Atlântico e especializadas isolaram o local e o soldado foi cercado.
Publicidade
Por volta das 15h, de acordo com a SSP, uma equipe do Bope iniciou a negociação. O soldado alternava momentos de lucidez com períodos de raiva, acompanhados de disparos. Segundo o órgão de segurança pública, além dos tiros de fuzil, o soldado arremessou grades, isopores de ambulantes e bicicletas, no mar. (Confira o vídeo abaixo)
O soldado Wesley era noivo e integrava a 72º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Itacaré, no sul da Bahia, havia pelo menos quatro anos. Ele havia chegado à capital baiana na manhã de domingo. Após 3 horas e meia de negociação com equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), no início da noite, o policial foi atingido.
Em nota, a Polícia Militar lamentou o episódio e disse que todos os esforços foram feitos por um final pacífico.
Publicidade
"A Polícia Militar lamenta profundamente o episódio que ocorreu neste domingo (28), no Farol da Barra, quando todos os esforços foram feitos por um final pacífico durante um possível surto de um PM. O Batalhão de Operações Policiais Especiais adotou protocolos de segurança e o policial militar ferido foi socorrido imediatamente pelo SAMU. A corporação tomou conhecimento ainda de um vídeo do momento em que a imprensa acompanha o fato e é interpelada por um policial militar. A instituição ressalta o respeito à liberdade de expressão e ao trabalho dos jornalistas. O fato será devidamente apurado".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.