Ônibus queimado em ManausReprodução/Leandro Guedes/Rede Amazônica

Por O Dia
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), fez um pedido ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, na noite de domingo (6/6), de envio de tropas da Força Nacional de Segurança ao estado.
Após a morte, na madrugada de domingo, do traficante Erick Batista Costa, o Dadinho, Manaus e outras cidades do interior do Amazonas têm sido palco de ataques por suspeitos de integrarem uma organização criminosa no estado.
Publicidade
Informações do departamento de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSPAM), a ordem de depredação teria partido de dentro de um presídio por membros do mesmo grupo criminoso do traficante. Até o momento, 16 pessoas foram presas e uma criança de 11 anos – apontada como olheiro do crime –, apreendida.
Publicidade
Até o início da noite de ontem, ao menos 21 veículos e quatro agências bancárias foram incendiadas.
Ataques afetam serviços públicos
Publicidade
Após decisão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), a cidade de Manaus está sem circulação de ônibus. As aulas presenciais na rede estadual e privada de ensino foram suspensas por medidas de segurança estão suspensas e, além disso, a vacinação contra a Covid também foi foi suspensa nesta segunda-feira.
Ônibus e ambulância são incendiados em Manaus após morte de traficante
Publicidade
Ao menos 17 veículos, entre ônibus e uma ambulância, foram incendiados na madrugada deste domingo, 6, em Manaus.
Um gabinete de crise foi montado com equipes da Polícia Militar e Polícia Civil, e todos os ônibus do transporte coletivo da cidade foram recolhidos. Até o momento, não há informações sobre feridos e ninguém foi preso devido aos atentados.
Publicidade
"Os ataques foram motivados em função da morte de um traficante. E a inteligência levantou que essa determinação veio de dentro do presídio. Eu quero informar que quem for localizado dando essa ordem, será solicitada a transferência deles para presídio federal", disse o Coronel Louismar Bonates, secretário da SSP.
O secretário também disse que o número de viaturas nas ruas de Manaus foi triplicado neste domingo. De acordo com a SSP, incêndios também foram registrados no interior do Amazonas , nas cidades de Paritins e Careiro Castanho, onde o policiamento também deve ser reforçado.
Publicidade
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) disse que repudia os "atos de vandalismo ocorridos nas primeiras horas deste domingo. E que a violência das ações causou pânico nos operadores do serviço, pois há relatos de grupos encapuzados e armados praticando tais atos, sendo que, por isso, toda a frota foi recolhida".