Deputado Daniel SilveiraVinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para os próximos dias 16 e 17 de agosto, a inquirição de testemunhas na ação penal que determinou a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi preso em fevereiro deste ano, após ameaçar ministros do Supremo nas redes sociais e fazer apologia ao instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, o AI-5. A sessão será através de videoconferência
No mês de março, o parlamentar foi autorizado a cumprir prisão domiciliar, mas após desrespeitar o uso de tornozeleira eletrônica por aproximadamente de 30 vezes, em junho, Daniel Silveira voltou para a prisão.
Publicidade
Na audiência da próxima semana, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) estão entre os convocados. O relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, indeferiu pedido da defesa de Silveira para que a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) falasse como testemunha.
Segundo Moraes, a indicação da parlamentar ocorreu em momento processual inadequado e a substituição de uma testemunha só pode acontecer em casos como falecimento, enfermidade ou impossibilidade de localização.
Publicidade
Alexandre de Moraes ainda salientou que, caso haja impossibilidade de comparecimento, as testemunhas deverão indicar horários alternativos nas datas já designadas. Veja quem será ouvido:
Testemunhas do dia 16/8/2021
Publicidade
A partir das 14h serão ouvidos os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Jorge Kajuru (Podemos-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), os deputados federais Carlos Jordy (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR), Otoni de Paula (PSC-RJ) e Vitor Hugo (PSL-GO), além de Marcello Rocha Monteiro. 
Testemunhas do dia 17/8/2021
Publicidade
A partir das 10h serão ouvidos, o deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), além de Modesto Carvalhosa, Ricardo Vasconcelos e Silvio Munhoz.