Objetivo é coletar subsídios para avaliar necessidade de outra dose Divulgação

A Anvisa realizou, nesta sexta-feira, 27, uma reunião com a Janssen, farmacêutica do grupo Johnson & Johnson para discutir a troca de informações sobre o desenvolvimento e o andamento dos estudos sobre doses de reforço de sua vacina.
A agência solicitou da empresa a apresentação dos dados do processo de submissão contínua, na medida em que forem sendo concluídos. O objetivo é acompanhar todos os dados, tanto aqueles que fazem parte das pesquisas diretas conduzidas pela Janssen, como dados de outras publicações que possam contribuir para a avaliação sobre a necessidade de uma dose de reforço da vacina.
Para a Anvisa, a principal questão neste momento é entender se e quando essas doses serão necessárias, o que pode ter impacto no esquema de imunização em uso no país.
Até o momento, não há dados conclusivos sobre necessidade de dose de reforço da vacina da Janssen, nem sobre o seu uso como dose de reforço para pessoas que tomaram outras vacinas. O imunizante da Janssen é administrado em dose única.
No encontro, ficou acordado que a Anvisa e a Janssen terão uma agenda permanente para acompanhar os dados que estão sendo levantados sobre uma possível dose de reforço. Nesta semana, o governo confirmou o início da aplicação da proteção adicional em idosos acima de 70 anos a partir de setembro com o imunizante Pfizer.