Vice-presidente Hamilton Mourão Isac Nóbrega/PR

Brasília - O vice-presidente Hamilton Mourão disse desconhecer a convocação para reunião do Conselho da República, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na manhã desta terça-feira, 7, durante o seu discurso em ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. "Julgo que o presidente se equivocou, pois ninguém sabe disso", disse Mourão. Ao anunciar a reunião, o chefe do Executivo afirmou que o encontro deve ocorrer nesta quarta-feira, 8.
Mourão, no entanto, é integrante do conselho, tem agenda na Amazônia e embarca nesta quarta em direção ao local, acompanhado de 15 embaixadores estrangeiros.
Há pouco, o vice também se manifestou nas redes sociais sobre o 7 de Setembro. "Em 7 Set 1822, o Brasil declarou sua Independência e cresce a cada dia, cuidando do seu bem maior: o brasileiro. Somos um país jovem e uma democracia plena, fruto das lutas dos nossos antepassados. Sigamos em frente, honrando o legado de liberdade e respeitando nosso povo", escreveu ele em seu perfil do Twitter.
Além de Mourão, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também não tinham conhecimento da reunião anunciada pelo chefe do Executivo e não haviam recebido nenhum convite oficial do Palácio do Planalto até o início da tarde desta terça.
O encontro do Conselho da República tem como função discutir a decretação de estado de sítio, defesa do país em um momento de distúrbios sociais ou ameaça à segurança do território.
*Com informações do iG