Vice-presidente Hamilton Mourão Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasília - O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, nesta quarta-feira, 22, acreditar que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já saiu do Brasil "carregando o bichinho", fazendo referência à covid-19. O ministro está em Nova York, nos Estados Unidos, onde acompanhou a comitiva presidencial na 76ª Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 
Ao ser questionado se faltou cuidado por parte da comitiva, o vice-presidente negou: "Ah, eu acho que não porque as mesmas coisas acontecem aqui (no Brasil). Você vê quantas solenidades ocorrem aqui no Palácio (do Planalto), com uma porção de gente, uns com máscara, outros sem máscara, né? Até num ambiente muito mais confinado. Acho, volto a dizer, posso até estar enganado, mas acho que o ministro Queiroga já saiu carregando o bichinho", afirmou Mourão.
Sem dizer se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve cumprir a quarentena de 14 dias recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido ao contato com Queiroga, Mourão limitou-se a pregar respeito aos protocolos sanitários.

Queiroga testou positivo para o novo coronavírus na noite desta terça-feira, antes de embarcar de volta para o Brasil. Com isso, o ministro cumprirá o isolamento em Nova York. "Já deve ter saído daqui com covid. Pelo que a gente conhece, em termos de contaminação, leva de cinco a sete dias", afirmou Mourão a jornalistas em sua chegada ao Palácio do Planalto. "Então, acredito que ele já saiu daqui carregando a contaminação", seguiu.

A Anvisa já pediu que todos os integrantes da comitiva, incluindo o presidente, permaneçam isolados numa quarentena de 14 dias, mas o governo ainda não confirmou se o chefe do Executivo cumprirá a norma. "Tem que testar, verificar... Vamos aguardar, tem que seguir os protocolos sanitários. Até porque embarcar em avião, se a pessoa estiver contaminada, é um vetor muito grande", afirmou Mourão.

Um dia antes de seu teste positivo, ou seja, na segunda-feira, Queiroga se encontrou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Também ficou ao lado, durante boa parte do tempo, do presidente Jair Bolsonaro e de colegas de Esplanada, como o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. Tanto Bolsonaro quanto Heleno são avessos ao uso de máscaras de proteção contra a covid-19.
*Com informações do Estadão Conteúdo