O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque Agencia Brasil

Diante da crise hídrica que assola o país, qualquer ajuda têm sido olhada com bons olhos. Osmar Santos, porta-voz de Adelaide Scritori, médium que incorpora o espírito da entidade Cacique Cobra Coral, esteve reunido com três integrantes da equipe técnica do Ministério de Minas e Energia na última quinta-feira (14). O encontro foi solicitado por representantes ligados a Fundação Cacique Cobra Coral, da qual Adelaide faz parte. O instituto é conhecido por "intervir nos desequilíbrios provocados pelo homem na natureza", como evidencia o site oficial do grupo. 
O DIA teve acesso ao e-mail que mostra a solicitação da própria Fundação Cacique Cobra Coral para realizar o encontro com a equipe da pasta. O texto, assinado por Osmar Santos, solicita uma audiência extra para tratar da "tragédia econômica e energética e os meios para recuperar tais precipitações irregulares". O chefe da pasta, ministro Bento Albuquerque, não esteve presente no encontro. A assessoria de imprensa do Ministério informou que Bento Albuquerque estava cumprindo agenda oficial na Rússia. Ainda que estivesse no Brasil, a reunião não teria a presença do ministro, esclareceu a assessoria. 
Em agosto, a médium já tinha alertado para os riscos de apagão no país, conforme informou o blog do Noblat. Além disso, afirmou que este sábado seria a "data limite". Em entrevista à revista Veja, representantes da Fundação afirmaram que “alguma coisa tinha que ser feita com urgência”.

O Brasil enfrenta a pior crise hídrica em 91 anos de monitoramento das bacias hidrográficas do país. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, que geram 70% da energia do país, operam com 19,59% da capacidade.
Em nota divulgada neste domingo (17), o Ministério de Minas e Energia, através de sua assessoria, reforçou que "a reunião não foi realizada por solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME), mas sim, foi solicitada pelo senhor Osmar Santos, o qual assina o e-mail requisitando a audiência com o Ministério de Minas e Energia apresentando-se no cargo de Government Relations/Relações Governamentais da empresa Tunikito Seguros (www.tunikito.com.br)". 
Confira o comunicado na íntegra:
1º - Cumpre informar que a reunião não foi realizada por solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME), mas sim, foi solicitada pelo senhor Osmar Santos, o qual assina o e-mail requisitando a audiência com o Ministério de Minas e Energia apresentando-se no cargo de Government Relations/Relações Governamentais da empresa Tunikito Seguros (www.tunikito.com.br).

2º - Há que se destacar que a solicitação de audiência foi recebida pelo Gabinete do Ministro de Minas e Energia e foi encaminhada para a Secretaria de Energia Elétrica, a fim de ser analisada, assim como ocorre com centenas de outros pedidos de audiência. Além disso, cumpre esclarecer que o Ministro de Minas e Energia sequer foi informado acerca da citada solicitação de audiência e igualmente não participou da referida reunião.

3º - Tendo em vista que a requisição de audiência recebida pelo MME alertava para os temas “Blackout no Centro Sul a partir de 16/10/21 se medidas urgentes não forem adotadas” e “tragédia econômica x energética”, a avaliação da Secretaria de Energia Elétrica do MME foi por dialogar com os requisitantes da reunião, a fim de esclarecer as medidas que vem sendo adotadas pelo Governo Federal, desde 2020, visando a prover a devida segurança energética aos consumidores brasileiros.

Nesse quesito, é necessário destacar que, por ser um ente público, o MME realiza, tendo em vista pedidos externos, centenas de reuniões e audiências com associações de diversos setores (petróleo, gás, biocombustíveis, mineração, energia elétrica, etc...), com base nos princípios da transparência e do diálogo franco.

4º - Durante a audiência, o Senhor Osmar relatou aos técnicos do MME que o instituto faz serviços de previsões dos mais variados tipos. Como servidores públicos, os servidores do MME apenas e tão somente ouviram as informações do Senhor Osmar, assim como ocorre em todas as solicitações de audiências que a Pasta recebe, presando pelo diálogo com toda a sociedade. Destaca-se que o trabalho no MME é pautado, estritamente, na fundamentação técnica, no interesse público e pela transparência nas ações executadas.