Cristiana Lôbo era comentarista da GloboNews e colunista do G1Divulgação TV Globo/Zé Paulo Cardeal

Brasília - O corpo da jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo será enterrado nesta sexta-feira, 12, em Brasília. O velório e o sepultamento ficarão restritos aos familiares. Ela morreu nesta quinta-feira, 11, em decorrência de um mieloma múltiplo, que tratava há alguns anos, agravado por uma pneumonia. A profissional, que tinha 64 anos, estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação sobre o enterro foi divulgada pela GloboNews.
Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cristiana atuou no jornalismo por mais de 30 anos. Ela começou a carreira cobrindo a política do estado de Goiás, até se mudar para Brasília. A jornalista também passou pelo jornal O Globo. Nesse período, foi setorista do Ministério da Saúde. Em 1992, foi contratada pelo Estadão, onde permaneceu por seis anos.
Na televisão, estreou em março de 1997 no canal GloboNews, integrando o time de comentaristas do Jornal das Dez. Ela também participou do quadro Meninas do Jô, no programa do Jô Soares na Rede Globo, ao lado de outras jornalistas. A profissional ainda comandou o programa de TV Fatos e Versões, além de assinar uma coluna sobre os bastidores da política no portal G1.
Desde o ano passado, Cristiana estava afastada da televisão para tratar a doença. Em junho, a jornalista comentou sobre a situação de seu tratamento em publicação no Twitter: "Olá pessoal! Passo por aqui para dizer que está tudo bem comigo e com o tratamento de saúde. E, tão logo possa, volto com força e garra na GNews, no G1 e aqui no Twitter. Obrigada a todos pelas manifestações de carinho. Até logo".
Dor da perda
A jornalista Leilane Neubarth se emocionou ao noticiar a morte de Cristiana durante o Conexão GloboNews nesta quinta-feira. "Morreu em São Paulo, a nossa querida colega, amiga, comentarista política da GloboNews, a jornalista Cristiana Lôbo (…) nós estamos todos sofrendo muito aqui, tá muito difícil fazer jornal nesse dia (…) mas a gente vai seguir em homenagem a ela", disse emocionada.
A comentarista de política Natuza Nery chorou ao vivo ao comentar sobre a morte da jornalista, também durante o Conexão Globonews. "Poxa, estou vendo a imagem dela aí. Acho que essa vai ser a minha última imagem do lado dela. Eu vou pedir desculpa, está sendo muito difícil essa notícia", disse Natuza. "Ela era uma diva do jornalismo politico. Ninguém é tão importante no jornalismo político na TV quanto a Cris Lôbo. A gente costuma dizer que a Cris chegou quando tudo ainda 'era mato' e ela quem foi deixando tudo pronto para gente chegar", completou.
Ao vivo, a jornalista Miriam Leitão se emocionou e falou sobre a colega. "Esse é aquele momento difícil que os jornalistas têm que dar a notícia e estamos muito envolvidos com a notícia. Nós éramos amigos da Cris Lôbo, a gente a admirava. A conheci em Brasília fazendo jornalismo impresso e vi a transição dela para a televisão, fez como se tivesse nascido ali", comentou.