Ação conjunta da PF e PRF prendeu um colombiano procurado pela Interpol há mais de 10 anos Arquivo/Agência Brasil

Rio - Um cidadão colombiano de 47 anos, que encontrava-se na lista da Difusão Vermelha da Interpol a pedido da Espanha, foi preso, na tarde deste domingo, 28, em Miranda, no Mato Grosso do Sul, em operação conjunta da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O preso, segundo autoridades espanholas, é suspeito do cometimento do crime de tráfico internacional de drogas, e estava foragido há mais de 10 anos.
De acordo com a PF, o pedido de prisão preventiva para fins de extradição foi formulado pelo Escritório Central Nacional da Interpol em Brasília com base nas informações da Difusão Vermelha incluídas pelas autoridades da Espanha.
A localização e prisão do estrangeiro foi realizada graças à atuação conjunta dos policiais federais do Núcleo de Capturas da Interpol (DF) e policiais rodoviários federais (MS). A ação foi coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI/PF/RJ), e contou com apoio dos policiais colombianos e bolivianos em exercício no Centro, além da Delegacia de Polícia Federal de Corumbá (MS), do Núcleo de Cooperação Policial Internacional em São Paulo, do serviço reservado da PMESP e do Escritório Central da Interpol no Brasil e Espanha.
Ainda segundo a Polícia Federal, o mandado de prisão preventiva para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi devidamente cumprido e, após as formalidades de praxe, o extraditando será encaminhado ao sistema prisional em Campo Grande (MS) até a extradição definitiva para a Espanha.