Doses da vacina pediátrica contra a covid-19 da PfizerReprodução/Agência Brasil

São Paulo - Mais 1,8 milhão de doses pediátricas contra a covid-19 da Pfizer, voltadas para o público de 5 a 11 anos, desembarcaram no Brasil nesta segunda-feira, 24. Com a entrega antecipada pelo Ministério da Saúde junto à farmacêutica, já são mais de 4,3 milhões de vacinas do tipo disponíveis no país.
As doses chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) e começarão a ser distribuídas aos estados e ao Distrito Federal após passarem pelo controle de qualidade. A estimativa é que cerca de 100 mil crianças dessa faixa etária já tenham sido vacinadas com a primeira dose da vacina, segundo dados informados pelos estados e municípios.
Para a imunização das crianças entre 5 e 11 anos será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da Pasta é que os pais ou responsáveis por suas crianças procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização.
Segundo a pasta, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas. A previsão é que todas sejam entregues no primeiro trimestre. Além das unidades de janeiro, 7,3 milhões devem ser entregues em fevereiro e outras 8,4 milhões em março.
O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.
Coronavac
O Ministério da Saúde também incluiu, na última sexta-feira, 21, a Coronavac na campanha de vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos. De acordo com o Instituto Butantan há 7 milhões de doses para pronta entrega e essa quantidade pode aumentar conforme o interesse do governo federal de incluir o imunizante no Programa Nacional de Imunizações (PNI). 
Pátria vacinada

Segundo a pasta, a maior campanha de vacinação da história já soma mais de 407 milhões de doses de vacinas distribuídas para estados, municípios e o Distrito Federal. Quase 92% da população acima de 12 anos está vacinada com a primeira dose, o que equivale a 163 milhões de pessoas, enquanto 85% tomou a segunda dose ou a dose única, cerca de 150 milhões. Mais de 35 milhões já garantiram a dose de reforço, fundamental para completar o ciclo vacinal.