As denúncias de violência seguem sendo investigadas. Arquivo/Polícia Federal

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (5), a criação de uma comissão externa de deputados para acompanhar a situação de crianças, adolescentes e mulheres da comunidade Aracaçá, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
A decisão foi tomada após uma denúncia divulgada na semana passada, que aponta que uma menina indígena teria morrido após ser estuprada por garimpeiros na comunidade. Outra criança, de 3 anos, teria se afogado durante o ataque.
A Polícia Federal foi até o local e disse não ter encontrado indícios dos crimes denunciados. O lugar estava queimado e sem nenhum morador presente quando a equipe chegou.
A denúncia ganhou repercussão nacional e motivou a campanha “CADÊ OS YANOMAMI” nas redes sociais. O caso segue sob investigação.
A comissão externa foi proposta pelas deputadas Erika Kokay e Joenia Wapichana, a única parlamentar indígena no Congresso. “Ninguém pode ficar indiferente a isso”, disse Wapichana. O deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, irá criar a comissão externa e indicar os membros.
Na última terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara já havia aprovado a criação de um grupo para averiguar as denúncias de violência contra os indígenas.