Nos dias 8 e 9 de setembro, o Forte de Copacabana estará aberto à visitação sem a cobrança de ingressoComando Militar do Leste/Divulgação
Rio de Janeiro
Na quarta-feira, 7, as Forças Armadas promovem uma série de atividades. Às 8h, ocorrerá a salva de tiros de artilharia no Forte de Copacabana. A partir das 9h, uma parada naval reunirá embarcações da Marinha brasileira e de outros países. Os navios partem do Recreio dos Bandeirantes em direção à Baía de Guanabara.
Ainda na manhã de quarta, haverá apresentações de bandas de música do Exército nos bairros do Flamengo, Urca, Madureira, Lagoa, Sulacap, São Cristóvão e Méier. A programação da tarde tem início às 13h. Neste horário acontece a cerimônia comemorativa dos 200 anos da Independência na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Rainha Elizabeth.
São Paulo
O ponto alto dos festejos dos 200 anos de Independência na capital paulista será a reabertura do Museu do Ipiranga. Fechado desde 2013 e após cinco anos de obras de restauração, modernização e ampliação, o edifício-monumento estará aberto ao público a partir desta quarta-feira, 7. Os primeiros visitantes serão trabalhadores que participaram da recuperação do museu, alunos e professores da rede pública. A cerimônia oficial de abertura ocorrerá na terça-feira e será restrita a autoridades e convidados.
As obras de restauração e modernização do Museu do Ipiranga custaram R$ 235 milhões e foram realizadas graças à Lei Rouanet, além de doações de pessoas físicas. Segundo o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, o Museu Paulista — nome oficial do prédio — será reaberto com 11 exposições, além de uma grande mostra sobre o Bicentenário da Independência.
"A reforma mais que duplicou a área do museu, houve o restauro do jardim francês, das pontes, a recuperação do entorno, a despoluição do Riacho do Ipiranga", explica o secretário.
Brasília
Na capital federal, a programação de eventos comemorativos dos 200 anos da Independência inclui o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, a partir das 9h, com a apresentação de tropas e veículos de combate do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, show da Esquadrilha da Fumaça, além da participação de alunos das escolas militares. A novidade é o desfile de tratores, representando o setor do agronegócio.
No Parque da Cidade, também haverá apresentação de militares das Forças Armadas e da PM do Distrito Federal.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.