Candidatos se preparam para realizar o Enem 2022 na Uerj Redação O Dia

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começa a ser aplicado neste domingo (13) em todo o país nas modalidades impressa e digital. No Rio de Janeiro, mais de 243 mil candidatos farão a prova hoje e no próximo dia 20. Candidatos que compareceram à Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) falaram sobre suas expectativas para a realização da prova.
A estudante Erika Falcon Palhares, 17 anos, pretende cursar medicina e acredita que o tema da redação deste ano será sobre segurança alimentar. A estudante, que está cursando o último ano do ensino médio, estava acompanhada de sua amiga, Beatriz Noleto, 17, que também é estudante, mas ainda não decidiu qual curso deseja fazer. Segundo elas, apesar da pouca preparação para o exame durante a reta final, estão confiantes de que a nota pode ser boa.
Já Nayana Alves, 16, contou ao Dia que está prestando o exame somente como experiência e, ao lado de sua mãe, contou que ano que vem pretende se dedicar mais aos estudos. "Como será só um teste, eu estudei só para redação, mas ainda assim estou um pouco nervosa". Em relação ao tema da redação, a jovem acredita que será sobre o censo demográfico. "Acho que o tema da redação será sobre o Censo Demográfico porque voltou a ser feito esse ano depois de ter parado em 2020 devido a pandemia de covid". 
Ana Claudia Batista, 43, e a filha Lavínia Victoria Batista, 17, prestam o Enem juntas e fizeram uma aposta de quem irá tirar a nota mais alta. Ambas estão confiantes e se sentem preparadas para o exame. "Estou confiante porque eu sei interpretar, sei escrever, então acredito que eu vou tirar uma nota melhor do que a dela", disse a mãe Ana Claudia. 
Jeovana Pavune, 38, está prestando o Enem pois deseja cursar sua segunda faculdade. Formada em Teologia, ela agora pretende fazer psicologia ou filosofia, e assumiu que a tensão é grande nos últimos minutos antes da prova. "Eu estou muito tensa, mas ao mesmo tempo confiante. Eu já tentei outras vezes, não consegui e vou tentar de novo".
Atrasados
Os portões fecharam pontualmente às 13h. O estudante Gabriel Viveiros, morador do Grajaú terá que fazer a prova ano que vem. Ele chegou cedo ao seu local de exame, Uerj, mas esqueceu o documento com foto em casa. "Fui em casa buscar a identidade, não achei, peguei o passaporte, mas não deu tempo. Agora é isso, tentar ano que vem", lamentou.