Governador do Rio de Janeiro, Cláudio CastroReprodução

Rio - O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) lamentou a morte do Papa emérito Bento XVI, que faleceu neste sábado, 31, aos 95 anos, no Mosteiro Mater Ecclesiae. Em nota, Castro afirmou que sempre viu Joseph Aloisius Ratzinger como um "símbolo de sabedoria e humildade". O religioso renunciou ao papado em 2013.
"Sempre que olhava para o Papa Bento XVI encontrava nele um símbolo de sabedoria, mas, principalmente, de humildade. Sua coragem ao renunciar ao pontificado em 2013, ano que o receberíamos no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, marcou a história, deixando para todos nós um grande ensinamento sobre o verdadeiro espírito de servir", disse o governador.

"Devotou, com amor, sua vida à Igreja de Cristo, foi o representante de Jesus entre nós e abasteceu-nos com muitas orações nestes 10 anos em que viveu após deixar o ministério petrino. Santo Padre, que os céus o recebam em festa, agora sem as dores humanas que o consumiam. Interceda sempre por nós, pelo povo do Rio que sempre o amou. Descanse na glória, Papa Bento", concluiu em nota.
A morte do Papa emérito foi informada neste manhã em comunicado pelo Vaticano. "Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações", disse em comunicado à imprensa.
O religioso renunciou ao cargo em 2013, algo que só havia sido visto há 600 anos. Desde a renúncia, ele vivia em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, com o secretário dele, o arcebispo Georg Ganswein, auxiliares e uma equipe médica.

O corpo do Papa emérito Bento XVI estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da próxima segunda-feira, 2.
Sacerdote renunciou ao papado em 2013 - Reprodoção: redes sociais
Sacerdote renunciou ao papado em 2013Reprodoção: redes sociais