Vereador publicou vídeo declarando arrependimento pelas falasReprodução / Mídias Sociais
Vereador que atacou baianos com declarações xenofóbicas pede desculpas
Parlamentar afirma momento de 'lapso mental' e implora que pessoas parem de atacar sua família
Rio – O vereador Sandro Fantinel (sem partido), de Caxias do Sul (RS), publicou nesta quinta-feira (2) um pedido de desculpas por conta das declarações xenofóbicas que fez contra o estado da Bahia. Em vídeo postado nas redes sociais, ele alegou que, em um momento de "lapso mental", disse palavras que não representam o que pensa e sente.
“Gostaria de reiterar os meus sinceros pedidos de desculpas pelas minhas falas. Registro que tenho muito apreço ao povo baiano, e a todos do norte e nordeste do país. Somos todos iguais e estou profundamente arrependido”, disse o parlamentar em vídeo, lendo a nota oficial que publicou também em formato de texto.
O vereador adicionou que muitos ataques estão sendo feitos contra ele e pessoas próximas, e que isso está sendo muito difícil em seu núcleo familiar.
“Quando a gente erra, a gente paga, mas a minha esposa chora noite e dia recebendo mensagens ofendendo ela com todos os piores nomes que vocês podem imaginar. Ela está pensando até em me deixar. O meu pai e a minha mãe, com 80 anos de idade, só choram dia e noite pelas ligações maldosas que estão recebendo. Eu pergunto: o que eles fizeram de errado? Cobrem de mim, não da minha família. Ameaças contra o meu filho, que tem medo de ir para a faculdade. Eles não fizeram nada. Se alguém cometeu um erro, fui eu que cometi. Eu estou extremamente arrependido, peço perdão pelo que eu fiz”, completa Fantinel.
Relembre o caso
Na última segunda-feira (27), o parlamentar realizou um discurso polêmico na tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul sobre a operação que resgatou mais de 200 trabalhadores em situação análoga à escravidão de vinícolas de Bento Gonçalves (RS).
Durante a fala, o vereador aconselhou os produtores da região a contratar mão de obra de argentinos ao invés de trabalhadores da Bahia. Segundo ele, as pessoas do país vizinho “são limpas”, enquanto os baianos só sabem “viver na praia tocando tambor”.
Além das declarações xenofóbicas, comentários minimizando a situação encontrada nas vinícolas foram proferidos, com o parlamentar em certo momento indagando se o patrão “tem que botar em hotel 5 estrelas para não ter problema com o Ministério do Trabalho”.
O discurso gerou revolta e, na última quarta-feira (1º), o partido Patriota comunicou a expulsão de Sandro Fantinel da legenda. Nesta quinta-feira (2), a Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou por unanimidade a abertura de um processo de cassação do mandado do vereador, tendo acolhido quatro denúncias por quebra de decoro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.