Caso aconteceu no Dia Internacional da Mulher e viralizou nas redesReprodução/Redes Sociais

O aluno de 17 anos que deu uma esponja de aço para uma professora negra deve ser ouvido pela polícia na segunda-feira, 20. A informação foi divulgada nesta sexta, 17, pelo delegado-chefe adjunto da Delegacia da Criança e do Adolescente II, em Taguatinga (DF), Flávio Messina. De acordo com o delegado, o adolescente pode responder por injúria racial.

A vítima, Edmar Sonia Vieira, já foi ouvida. O caso aconteceu no Dia Internacional da Mulher (8 de março) e viralizou nas redes. No vídeo, é possível ver que a esponja foi entregue em um papel de presente. Ao abrir o pacote, a professora fica constrangida e alguns estudantes dão gargalhadas.


Uma aluna diz para Edmar não aceitar o "presente" e ela, ao se levantar, responde: “Eu vou aceitar, porque tudo que vem, volta”. Após a fala, a professora agradece ao aluno que lhe deu o objeto.

Após o ocorrido, o Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia informou que só teve conhecimento do acontecido na segunda-feira, 13. A direção da escola disse que já se reuniu com a professora, com os estudantes e com os responsáveis. O aluno foi orientado a se desculpar em público na sala de aula.

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) declarou “seu repúdio a toda atitude que envolva os crimes de racismo e de misoginia em qualquer tempo e local do planeta, principalmente, no Brasil e nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal” e manifestou apoio a professora.