Entre os programas que o recurso bancará, há distribuição de alimentos a grupos populacionais tradicionais e específicos e a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional temporáriaFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou uma medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 640 milhões para ações de auxílio e proteção aos indígenas e seus territórios. A medida foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 3.
Os recursos estão distribuídos entre os ministérios: Justiça e Segurança Pública, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Defesa, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e dos Povos Indígenas.
Entre os programas que o recurso bancará, há fiscalização ambiental em terras indígenas; emprego das Forças Armadas em apoio a ações emergenciais em terras indígenas; distribuição de alimentos a grupos populacionais tradicionais e específicos e a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional temporária; e regularização, demarcação e fiscalização de terras indígenas e proteção dos povos indígenas isolados.
*Com informações do Estadão Conteúdo