Ratinho Jr desponta em pesquisa como possível candidato do eleitorado mais conservadorAssembleia Legislativa PR/Divulgação
Um fato chamou a atenção na última pesquisa presidencial realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, em outubro: a inclusão do nome do governador paranaense Ratinho Jr., do PSD. Em um cenário estimulado, com diversas candidaturas, o chefe do executivo do Paraná aparece em empate técnico com Simone Tebet, Sérgio Moro, Ciro Gomes e Romeu Zema e à frente numericamente de Eduardo Leite, Tereza Cristina e Ronaldo Caiado.
Ratinho Jr. é o único candidato desse campo anti-Lula que consegue ter performance melhor entre as menores rendas do que entre as maiores. Entre os que tem apenas Ensino Fundamental, Ratinho Jr faz 5,9%, caindo para 4,2% entre os que tem Ensino Médio e 3,2% entre os que tem Ensino Superior. Uma novidade interessante para a direita brasileira, que tem todos os demais candidatos na direção contrária, com crescente intenção de votos quando aumenta-se a escolaridade.
Família
Com média de audiência medida pelo Kantar Ibope, em 5,5 pontos porcentuais, Ratinho disputa a vice-liderança do horário com a Record, mas consegue em picos de seu programa, por vezes, ultrapassar a líder de horário, Rede Globo. É interessante perceber que justamente as classes C1 e C2 são as maiores telespectadoras do Programa do Ratinho, que vem observando uma crescente entre um público mais jovem, que gosta do tom bem-humorado que o programa ganhou nas últimas roupagens, com personagens icônicos que compõem a autodenominada "Turma do Ratinho".
Recorde
Se quiser deixar de chover no molhado, o campo da direita brasileira precisará inovar e, talvez, Ratinho Jr. seja uma resposta à necessidade eleitoral desse nicho.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.