O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou na noite de sexta-feira (10) nota de pesar pelo falecimento de Edilson Hobold, árbitro internacional (FIJA) de judô. Ele estava no voo 2283 da Voepss Linhas Aéreas que caiu em Vinhedo, São Paulo.
Sobre o árbitro Edilson Hobold, o COB afirmou que o professor de 52 anos tinha o nível Kodansha 6º dan de judô - nesse nível até o 8º dan, os judocas usam faixa coral e recebem o nome de Kodansha. Confira:
"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Edilson Hobold, árbitro internacional (FIJA) de judô, ocorrido nesta sexta-feira, 9.
Lamentavelmente, ele foi uma das vítimas fatais da queda do avião da Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo (SP). Sensei Hobold, professor Kodansha 6º Dan, tinha 52 anos e dedicou grande parte da sua vida ao judô, destacando-se como um dos árbitros mais proeminentes do país.
Neste momento de dor e profunda tristeza, o COB se solidariza aos familiares, amigos e alunos de Edilson Hobold, assim como toda comunidade do judô brasileiro", publicou a organização em seu site oficial.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) também emitiu nota de pesar, destacando Hobold como um dos árbitros mais importante do Brasil. Confira:
"A Confederação Brasileira de Judô expressa imenso pesar pelo falecimento de Edilson Hobold, árbitro internacional (FIJA) de judô, ocorrido nesta sexta-feira, 09. Infelizmente, ele foi uma das vítimas fatais da queda do avião da Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo (SP).
Sensei Hobold, professor Kodansha 6º Dan, tinha 52 anos e dedicou grande parte da sua vida ao judô, destacando-se como um dos árbitros mais proeminentes do país. Sempre gentil e cortês, tinha o respeito e a admiração de todos que puderam conviver com ele.
Neste momento de dor e profunda tristeza, a família do judô brasileiro se solidariza aos familiares, amigos e alunos de Edilson Hobold. Que nosso querido amigo possa descansar em paz".
Em edição especial, o Diário Oficial do Município traz o decreto da prefeitura de São Paulo de luto por três dias, em manifestação de pesar às 62 vítimas do acidente aéreo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.