Felipe Moraes de Oliveira foi morto na última terça-feira (26)Reprodução
A Secretaria da Segurança Pública do Estado disse que o autor do crime foi identificado pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André e permanece preso em cumprimento a prisão temporária.
Além do perfil Justiça por Felipe, entidades sociais como o Movimento Negro Unificado São Paulo também se manifestaram em defesa do jovem. Um protesto por justiça está marcado para as 18 horas desta sexta-feira (29), no Mercado Loyola. A concentração será na Praça dos Carijós, Vila Linda, em Santo André.
Entenda o caso
Oliveira saiu de casa com seu cãozinho para comprar pães. No Supermercado Loyola, foi alvejado por um segurança que fazia "bico" no local.
"O disparo ocorreu, supostamente, após Felipe ser impedido de entrar por estar com seu cachorro. Mesmo sem oferecer risco, o segurança optou por atirar contra ele, já indefeso", cita publicação feita no perfil Justiça por Felipe.
Mesmo ferido, o jovem tentou amarrar seu cão em um poste e correu pedindo ajuda. "Buscou socorro em uma farmácia próxima, mas não resistiu e faleceu no local", disse a publicação. Seu animal de estimação foi resgatado por familiares.
Ele era artista visual, músico, artesão, percussionista e capoeirista. "Mais uma vida interrompida pelo racismo estrutural, pela violência policial e pelo descaso que atingem diariamente as periferias", completa a mensagem no perfil Justiça por Felipe.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.