Ação na Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho, em Rio Bonito (RJ), para divulgar a ONEEDivulgação
A expectativa é que meio milhão de estudantes das redes pública e privada sejam mobilizados em todo o Brasil, segundo a Enel Rio, que apoia a competição. As inscrições podem ser feitas no site.
Além da competição, a ONEE 2025 oferece aos docentes um curso gratuito sobre eficiência energética, desenvolvido pelo Instituto Crescer. A formação é online, conta com 40 horas de conteúdo, materiais didáticos e certificação oficial.
O desafio nacional acontece em duas fases. Na primeira, os alunos participam de jogos digitais, aprendendo de forma descontraída sobre eficiência energética. Na segunda, realizam uma prova on-line.
Para Leonardo Soares, responsável por Sustentabilidade da Enel Rio, levar o tema da eficiência energética para dentro das escolas é fundamental para despertar reflexão, engajamento e aprendizado prático entre os jovens. “Unir consumo consciente a uma olimpíada no ambiente escolar reforça um tema essencial para o futuro de todos, que é usar de forma inteligente os nossos recursos energéticos”, comenta.
A ONEE é realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Cronograma
- Inscrições: até 30 de setembro
- Formação de professores: agosto e setembro
- Desafios e provas: outubro
- Premiação nacional: 6 de novembro, em Brasília (DF)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.