Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Renan Areias / Agência O Dia
Nesse sentido, as avaliações de ótimo e bom caíram de 48% para 44,4%, enquanto as de ruim e péssimo subiram de 47,2% para 48,6% .
Nas demais áreas, o estudo indica que Lula segue melhor avaliado do que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relações internacionais, direitos humanos, moradia e turismo. O governo anterior, porém, lidera a percepção na maioria dos temas pesquisados (13 dos 18 quesitos), sobretudo, em responsabilidade fiscal, segurança pública e impostos. Há ainda um empate no âmbito de políticas sociais.
A sondagem aponta também os principais acertos percebidos no governo, com destaque para o programa Farmácia Popular (86%), voltado para as gratuidades em todos os medicamentos e a ampliação da faixa de isenção do IR para pessoas com renda mensal abaixo de R$ 5 mil (81%). Outras qualidades apontadas são a retomada do Minha Casa Minha Vida (74%) e o programa de renegociação de dívidas, o Desenrola (72%).
A pesquisa ouviu 5.510 pessoas em todo o País, entre 22 e 27 de novembro, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de um ponto porcentual, com nível de confiança de 95%.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.