Alexandre de Moraes afirmou que "mentiras" contra o STF contam com apoio de parte da mídiaAFP
'Magistrados, inclusive desta Suprema Corte, nunca julgam caso em que têm ligação', diz Moraes
Ministro afirmou que Supremo vem sendo alvo de 'mentiras'
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que nenhum juiz, inclusive da Corte, julga casos com os quais tenham ligação. "Magistrado não pode ter ligação com o processo que julga. E todos os magistrados, inclusive desta Suprema corte, não julgam nunca nenhum caso em que têm ligação", afirmou em sessão plenária na tarde desta quarta-feira, 4, durante o julgamento que trata das regras para o uso de redes sociais por juízes.
Moraes classificou como uma "mentira absurda" a afirmação de que o Supremo autorizou que os magistrados julguem causas de seus parentes. Em 2023, o Tribunal declarou inconstitucional uma norma que proibia que magistrados julgassem casos em que a parte for cliente de escritório de advocacia de parentes e cônjuges. Os juízes ainda são proibidos de julgar o processo específico no qual um parente ou cônjuge seja parte ou atue como advogado.
"O magistrado, desde a 1ª instância até o STF, está impedido de julgar qualquer caso em que tenha, em qualquer das partes ou advogados, seus parentes. Mas, de forma absolutamente indigna, parte dos agressores a este STF, e com apoio lamentável de parte da mídia, vem repetindo esta mentira", destacou. "Vários de nós acionamos nossa assessoria de imprensa para esclarecer isso, e a imprensa continua".
Moraes também disse que "não há nenhuma carreira pública com tantas vedações como a magistratura". "O magistrado não pode fazer mais nada na vida, só o magistério. E como só pode dar aulas e palestras, passaram a demonizar palestras dadas por magistrados", disse Moraes.
Ele acrescentou: "Por falta do que criticar, daqui a pouco a má-fé vai também para quem dá aula nas universidades".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.