Operação Divulgação
Desmatamento e ocupações irregulares são alvos de ações em Cabo Frio
Operações ocorreram no Parque do Mico-Leão-Dourado, APA Federal da Bacia do Rio São João e Bosque do Peró
Cabo Frio - Uma nova operação de fiscalização contra o desmatamento foi realizada nesta quarta-feira (26) em Cabo Frio. A ação, conduzida pela secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, contou com apoio da Guarda Marítima e Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). O objetivo é coibir ocupações irregulares e garantir a preservação de áreas protegidas no município.
No Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, a fiscalização identificou um pequeno desmatamento e a instalação irregular de cercas e portões para demarcação de lotes. Os materiais foram removidos imediatamente e um foco de incêndio foi controlado. O responsável pelas intervenções não foi localizado, mas as rondas serão intensificadas na região para evitar novas infrações. O parque é uma unidade de conservação de proteção integral, onde qualquer tipo de ocupação ou desmatamento é proibido.
Na Área de Proteção Ambiental (APA) Federal da Bacia do Rio São João, também em Tamoios, a fiscalização atendeu a uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF), que exige vistorias frequentes na região devido a invasões anteriores. Durante a ação, dois locais foram autuados. Um deles foi uma loja de material de construção, que já havia sido notificada anteriormente e continuava funcionando de forma irregular. O outro era um muro, reconstruído ilegalmente após ter sido demolido em 2022. O MPF foi informado sobre a situação e solicitou providências imediatas.
No Bosque do Peró, a fiscalização investigou denúncias de uma obra irregular que causou desmatamento e movimentação de terra. A intervenção representa risco de desmoronamento em caso de chuvas fortes. Os responsáveis foram notificados e orientados a apresentar a documentação necessária para regularização da obra. Como não havia trabalhadores no local no momento da fiscalização, a notificação foi entregue à administração do condomínio, que deve garantir a suspensão imediata das atividades até a regularização.
A secretaria de Meio Ambiente reforça que a população pode denunciar irregularidades ambientais pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28 (2º andar), Centro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.