Recém-nascido foi transferido de helicópteroAscom

Cabo Frio - Um recém-nascido foi transferido de helicóptero de Cabo Frio para Niterói, neste sábado (12), após uma operação entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi garantir o atendimento em uma unidade especializada em neonatologia.

A gestante foi internada no Hospital da Mulher em 4 de abril, com 35 semanas de gestação. Após exames de rotina e ultrassonografias realizadas nos dias seguintes, a equipe médica identificou malformação fetal e restrição de crescimento intrauterino, com risco de óbito fetal.

A cesariana foi realizada em caráter emergencial na madrugada da última sexta-feira (11). Após o parto, o recém-nascido foi inserido no Sistema Estadual de Regulação para transferência a uma unidade de referência em cuidados neonatais intensivos.

A mãe recebeu alta no mesmo dia. O recém-nascido não apresentava condições de realizar o deslocamento por via terrestre. A Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou uma aeronave para realizar a transferência.

O transporte foi concluído e o bebê segue em atendimento médico na cidade de Niterói. A ação contou com a articulação entre os órgãos municipais e estaduais de saúde.

Veja o vídeo.