Representantes da Ferroport receberam Mauro e Wladimir no Terminal de Operações da empresaFoto César Ferreira/Secom

Campos – A marca progressiva em empregabilidade constatada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MPT) apontada em Campos dos Goytacazes (RJ) sinaliza para ficar ainda mais forte por iniciativa do prefeito Wladimir Garotinho.
Em visita ao Porto do Açu, nesta terça-feira (09), Wladimir articulou várias demandas que irão implicar em qualificação profissional e no aumento de vagas de trabalhos. Os últimos dados do Caged destacam o setor de serviços puxando empregos de forma bastante significativa no município, principalmente graças a ações desenvolvidas pela prefeitura.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) repercutiu as informações do Caged na semana passada, destacando a posição de Campos, cuja perspectiva é crescente, com saldo de 784 empregos com carteiras assinadas em março, 550 a mais do que os números apontados no mês anterior.
A investida junto ao Porto do Açu gera expectativas favoráveis inclusive no campo cultural. Wladimir Garotinho e a comitiva do governo foram recebidos pelo CEO da Ferroport, Carsten Bonsselmann, e o gerente de operações, Charles Serique, no auditório do Centro de Visitantes da Prumo Logística (administradora o porto).
A apresentação das atividades e futuros projetos com potencial de geração de empregos deixou todos otimistas. O mesmo aconteceu com dirigentes da Ferroport, quando Wladimir expôs as medidas que a prefeitura está adotando para fomentar o desenvolvimento, com foco na atração de indústrias.
Uma das medidas apontadas pelo prefeito é o entendimento com o Governo do Estado para criar o segundo Distrito Industrial em Travessão de Campos e, também, Zona Especial de Negócios (ZEN) na Baixada Campista, localizada em ponto estratégico para a interface das indústrias com o Porto.
REFORMA DO SOLAR - Na pauta da cultura, Wladimir conseguiu sensibilizar a Ferroport a demonstrar interesse em ajudar na restauração o Solar dos Airizes, prédio histórico localizado na BR-356, estrada que liga Campos a São João da Barra. “Foi uma reunião muito boa, muito produtiva”, avalia o prefeito.
Wladimir adianta que está fazendo um grupo de trabalho “para colocar, de fato, no papel, qual é o projeto e suas etapas para ajudarem, através da Lei de Incentivo à Cultura, com o Imposto de Renda da empresa, para restaurar aquele equipamento tão importante que, no futuro, será o Museu da Energia, do Açúcar, da Cana e do Petróleo”.
Após a assinatura dos termos de parceria voltados à promoção da empregabilidade e desenvolvimento de projetos na área cultural, Wladimir, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, e a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Auxiliadora Freitas, visitaram o Terminal de Operações da Ferroport, em companhia de Carsten Bonsselmann, Charles Serique e diretores da empresa.
Também fizeram parte da comitiva o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro; Procurador Geral do Município, Roberto Landes; procurador Luiz Francisco Boechat; chefe de gabinete do prefeito, Thiago Ferrugem; e assessor de gabinete, Eduardo Crespo.
O prefeito Wladimir Garotinho está a convite da Empresa Ferroport, em visita ao Porto do Açu, acompanhado da equipe das áreas do Desenvolvimento Econômico e da Cultura do Município. Durante a visita foram assinados termos de parceria entre a Prefeitura de Campos e a Ferroport, voltados à promoção da empregabilidade e desenvolvimento de projetos na área cultural.