Na praia do Farol de São Thomé uma área extensa vem sendo atingida pelo fenômeno da erosão Foto Divulgação/Defesa Civil
O alerta foi divulgado domingo (14) pela Marinha do Brasil, apontando previsão do fenômeno a partir da área costeira entre Maricá-RJ e Vitória (Espírito Santo); há expectativa quanto aos reflexos em Campos dos Goytacazes e São João da Barra se enquadrar no previsto.
Nos dois municípios a Defesa Civil está reforçando o alerta da Marinha; entre as orientações estão atenção redobrada das pessoas nas faixas litorâneas geralmente atingidas por ondas e ventos, onde acontece o fenômeno de erosão costeira.
A recomendação aos pescadores é evitar entrar com as embarcações no mar, até que o período de riscos seja vencido; para caso de rajadas de vento, a orientação é não procurar abrigo embaixo de árvores devido à possibilidade de queda e descargas elétricas.
Outra coisa que deve ser evitada é estacionar nas proximidades de torres transmissão e placas de propaganda. Em Campos, geralmente o fenômeno da erosão acontece na região chamada “Rádio Velho” no Farol de São Thomé; a praia de Atafona é a mais atingida na orla sanjoanense.
Até a tarde desta quarta-feira (17) nenhuma anormalidade foi registrada. Defesa Civil Municipal de Campos coloca à disposição para emergência os números (22) 9 81752512 e 199; já o órgão em São João da Barra disponibiliza (22) 27411190 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.