Dia 1º de agosto foi comemorado o Dia Mundial da AmamentaçãoReprodução

Campos – Ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno para a saúde das mulheres e das crianças estão na pauta da Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes (RJ), dentro da programação do “Agosto Dourado”, que será aberta no próximo segunda-feira (7).

As atividades serão desenvolvidas por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA). A coordenadora, Rayssa Gonçalves Machado, explica que a iniciativa faz parte da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), cujo tema será “Possibilitando a amamentação: Fazendo a diferença para as mães que trabalham”.

Rayssa assinala que o PAISMCA é vinculado à Diretoria de Atenção Básica e à Diretoria de Programas Especiais da Secretaria de Saúde. Entre os objetivos da SMAM está informar as perspectivas das mães que trabalham sobre amamentação e parentalidade.

Também estão relacionados: discutir licença remunerada ideal e apoio no local de trabalho como ferramentas importantes para permitir a amamentação; envolver-se com indivíduos e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; incentivar ações para melhorar as condições de trabalho e apoio relevante à amamentação.

Estão programadas palestras, capacitação profissional, roda de conversa e visitas às Unidades Básicas de Saúde pelas equipes do Departamento de Odontologia para orientação sobre “Educação em saúde no pré-natal odontológico”.

Haverá ainda distribuição de kits de higiene bucal e campanha de doação de vidros com tampas de plástico para o Banco de Leite Humano do HPC. No encerramento do mês, dia 29, acontecerá capacitação dos profissionais e estudantes de nível superior da área da saúde, no anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos, das 8h às 12h.

São parceiros do evento os hospitais Plantadores de Cana e Beneficência Portuguesa, além do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente, Departamento de Odontologia, Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Faculdade de Medicina de Campos e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).