Wladimir comemora os números e diz que fica motivado a fazer mais e melhor pela população Foto César Ferreira/Divulgação

Campos – Se as eleições de 2024 fossem antecipadas para agora, Wladimir Garotinho seria reeleito em Campos dos Goytacazes (RJ), com 66,8% dos votos válidos, mais que o dobro da soma de todos os demais nomes em pré-disputa.

Pelo menos é o que aponta o Instituto Prefab Future, que realiza uma série de pesquisas por todo o Estado do Rio de Janeiro, tendo destacado como o único a acertar nas últimas duas eleições ao governo do estado, com Wilson Witzel em 2018, e Claudio Castro, em 2022. Impressiona também o índice de aprovação do governo: 77%.

“É a maior aprovação de um prefeito no estado do Rio já medido pelo Prefab Future até agora, desde que iniciamos a série em janeiro deste ano”, aponta o diretor de pesquisas quantitativas do instituto, Henrique Serra. Foram entrevistadas 1.103 pessoas, nos dias 29 e 30 de agosto; a margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança 95%.

Pelo modelo estimulado, Wladimir Garotinho tem 66,8%; Caio Vianna – 8,6%; Marquinhos Bacellar – 1,6%; Thiago Rangel – 0,8%; CVC Direita Campos – 0,7%; Professor Jefferson do IFF – 0,2%; Branco ou nulo – 10%; Não sabe ou indeciso – 10,3%; Não respondeu – 1%: “Os números de intenção de votos em Campos, nesse momento, indicam uma eleição sem sobressaltos para o atual prefeito”, avalia Serra.

Em rede social, o diretor de pesquisa detalha que o resultado do modelo espontâneo, que retrata o que vai na cabeça do eleitor, mostra Wladimir Garotinho com 48,8% de intenção, “ou seja, quase a metade da cidade pensa em votar nele sem nenhum tipo de estímulo”. Serra destaca que Wladimir cresceu em regiões e em faixas nas quais a Família Garotinho, historicamente, tinha dificuldade, especialmente a região central.

Quanto à rejeição dos pré-candidatos, p instituto obteve: Caio Vianna – 19,2%; Thiago Rangel – 9%; Marquinhos Bacellar – 8,4%; Wladimir Garotinho – 6,3%; Professor Jefferson do IFF – 2,5%; CVC Direita Campos – 1,3%; Não rejeito ninguém – 16,4%; Não sabe ou indeciso – 34%; Não respondeu – 2,9%. O público-alvo da pesquisa foram leitores entre 16 e 80 anos de idade, ouvidos presencialmente em áreas de fluxo nos bairros de todas as regiões do município.

Através do instagran, Wladimir diz que ficou honrado com a confiança de cerca de 75% da população de Campos: “Trabalho muito e me dedico pela cidade que tanto amo; esses números mostram que o caminho que escolhemos trilhar foi acertado: ao lado da população, sem falsas promessas; e com muitas entregas, que muitos até duvidavam que fossem possíveis, devido a um passado recente de abandono e discurso pessimista do antigo prefeito”.

Na opinião de Wladimir, a pesquisa retrata dois aspectos fundamentais; um é a confiança depositada pela população na administração; outro é que o governo está correspondendo à altura: “Mas, faço um alerta que, em hipótese alguma, números favoráveis irão gerar acomodação em mim e na minha equipe, queremos fazer mais e melhor”.