Localizado a cerca de 50 km do centro de Campos, o Heliporto do Farol acaba de ser reestruturado Foto Divulgação
Heliporto do Farol aumenta demanda, com mais de mil pessoas transportadas por dia
Estrutura permite receber as aeronaves utilizadas em operações nas bacias de Campos e Espírito Santo
Campos – Atuando na demanda de transporte do setor offshore, o Heliporto Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes (RJ) está reestruturado e registra aumento de 40% na média diária de passageiros, com cerca de 1,1 mil pessoas transportadas por dia.
Administrado há dois anos pela Infra Operações Aeroportuárias, o Heliporto fica a 50 km do centro de Campos, estrategicamente posicionado para atender à demanda do setor de óleo e gás das bacias de Campos e Espírito Santo, sendo considerado de extrema importância para a economia do município.
De acordo com o superintendente do porto para helicópteros, Rosimar Tavares, entre colaboradores e terceirizados, são quase 500 empregados, a maioria moradores da região do Farol: “Hotéis, pousadas e restaurantes da praia têm movimentação diária em razão das operações offshore realizadas no heliporto”.
A estrutura permite receber todas as aeronaves utilizadas em operações offshore, com capacidade para 12, 16 e 18 passageiros. A sede possui duas salas de briefing totalmente equipadas (para 20 pessoas cada); seis posições de check-in; 87 assentos na sala de embarque e 164 assentos no saguão; pátio com 13 posições para helicópteros de grande porte e cinco posições para médio porte, além de três posições remotas.
A Infra Operações é a primeira empresa brasileira a operar um heliporto público no país e, segundo Tavares, para uma nova fase de investimentos na estrutura da praia de Campos, estão previstas construção de novo terminal de passageiros; ampliação do pátio; e nova pista de táxi aéreo: “Já aumentamos muito a nossa capacidade de aeronaves e passageiros”, aponta.
Para os próximos meses, o superintendente adianta que será construído novo terminal com 2.200 metros quadrados, além de seção de combate a incêndio e estacionamento: “Estamos investindo para atender com excelência à demanda do setor offshore que vem crescendo a cada ano”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.