Programa utiliza jogos de raciocínio e materiais pedagógicos que se integram ao currículo Foto Mind Lab/Divulgação

Campos – O Planejamento Pedagógico 2024 da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes (RJ) será apresentado nesta quinta-feira (7), pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, durante o Workshop “Norteados pelo Futuro: Avaliação e Metas para a Jornada dos Alunos”.
O evento está programado para o Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), das 13h às 16h30, e marca o término do ano letivo na rede municipal de ensino (que será em 20 de dezembro). O palestrante será Mozart Neves Ramos, conselheiro da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da Universidade de São Paulo (USP).
“O worshop é aberto a todos os profissionais da Educação municipal e acontece em parceria com a Mind Lab”, explica Marcelo Feres acentuando que haverá também sorteio de cinco kits educacionais e confraternização fechando a programação; ele orienta que os detalhes para inscrição estão no portal da prefeitura.
Entre os conteúdos a serem abordados por Mozart Neves está a relação da avaliação da educação no Brasil aos resultados dos testes padronizados. “Tanto a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB) quando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apontam para os princípios de avaliação cuja função não é aferir a quantidade de conteúdo assimilado, mas sim investigar o percurso dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências”, antecipa.
COLABORAÇÃO - Marcelo Feres enfatiza que a Mind Lab vem colaborando com a Seduct desde o início de 2023, por meio do Programa MenteInovadora: “Cerca de 400 professores e mais de 8.800 alunos de 21 escolas da rede municipal de ensino estão sendo contemplados; o trabalho é focado em competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais”.
O secretário realça que são usadas ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção ou reconstrução de seus mecanismos de raciocínio e regulação de suas emoções. Mozart Neves reforça: “O cenário de disrupção tecnológica e a importância de estimularmos o desenvolvimento de novas competências como autonomia, curiosidade, autoconhecimento, perseverança, estabilidade emocional, capacidade de superar fracassos, fortalecem esse direcionamento”.
De acordo ainda com o pesquisador, o programa utiliza jogos de raciocínio e materiais pedagógicos que se integram ao currículo de forma transversal: “O principal objetivo é que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades socioemocionais por meio de atividades lúdicas”.