Francisco Roberto analisa que somente o Contorno trará a solução definitiva para os problemas Foto Firjan/Divulgação

Campos – A duplicação do trecho urbano conhecido como Trevo do Índio, na BR-101, em Campos dos Goytacazes (RJ), está em fase de finalização; com 97% concluída (entre o trevo e o Boulevard Shopping), deverá ser entregue definitivamente na primeira quinzena de dezembro. A informação é do subsecretário de Mobilidade do município, Sérgio Mansur.
A obra faz parte do projeto de duplicação da Estrada do Contorno, pleiteada ainda quando Rosinha Garotinho era a prefeita. O assunto foi pauta de reunião on-line esta quarta-feira (29) do Grupo Paritário Tripartite (GPT) da BR-101, que reúne entidades públicas para discutir a concessão e as obras da rodovia. Mansur foi um dos participantes, juntamente com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da região noroeste, Francisco Roberto de Siqueira.
Os dados são repassados por representantes da concessionária Arteris Fluminense e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Arteris também informa que a concessão da BR-101 será prorrogada por mais um ano. O atual aditivo ao contrato termina em março de 2024 e a justificativa para prorrogação é o tempo que ainda falta para o processo de repactuação com a atual concessionária ser concluído.
Francisco Roberto afirma que a Firjan está atenta para que, havendo a repactuação com a atual concessionária, possam ser incluídas as obras que faltam, em especial a Estrada do Contorno de Campos, com prazos minimamente razoáveis: “A obra do Trevo do Índio traz um certo alívio, mas somente o Contorno trará a solução definitiva para nossos problemas de infraestrutura, tão urgentes diante do crescimento da região”, argumenta.
CONTINUIDADE - Quanto ao atual estágio do processo de repactuação indagado pelo presidente da Firjan Noroeste, o gerente técnico da Autopista Fluminense, Giovane Zito Gomes, pontua que o novo aditivo de mais um ano já está em discussão. A especialista em Regulação da ANTT, Simone Gleizer, reforça: “O processo continua tramitando no Ministério dos Transportes”.
Sobre o projeto do Contorno, Sérgio Mansur aponta que alguns acordos já foram feitos e aguardam apenas uma sentença da Justiça. O subsecretário está solicitando novas intervenções à Arteris e lamenta o atraso no processo de repactuação e na conclusão da obra.
“A prefeitura está buscando, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a continuidade da duplicação até a Rua Rocha Leão”, resume Mansur observando que o alagamento recorrente no local foi solucionado, graças à bomba d’água doada pela Arteris e à recuperação e limpeza da rede de drenagem.
Segundo o subsecretário, ainda há questões urgentes a serem sanadas, como a ponte do Canal Cacomanga; ele ressalta que na ponte não há espaço para trânsito de pedestres e ciclistas, causando risco aos moradores das comunidades locais.