Para o caso da pipa se enroscar na rede, a orientação é não arremessar objetos nos fios Foto O Dia/Divulgação (Arquivo)
Enel alerta para queda de energia causada por pipas enroscadas em redes elétricas
Campos está entre municípios com maior número de casos na região norte do Estado do Rio
Campos – O impacto de pipas enroscadas na rede elétrica deixou mais de 500 mil clientes da Enel Distribuidora sem energia em 2023; neste ano, já são cerca de 57 mil casos registrados. Segundo a companhia, a região norte do estado do Rio de Janeiro está entre as que lideram o ranking, com Campos dos Goytacazes na ponta.
O diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, José Luis Salas, explica que a interrupção do fornecimento de energia causada por pipas pode ocorrer por diversas razões: “Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas na rede elétrica provocam desgaste na fiação, podendo ocasionar curtos-circuitos e risco de choque”.
Nesses casos, Salas destaca que equipes da distribuidora são mobilizadas imediatamente para realizar os reparos necessários e substituir a fiação, a fim de restabelecer o serviço o mais breve possível. “As interrupções de energia, mesmo que de curta duração, geram grandes transtornos aos clientes, tanto na atividade comercial quanto no dia a dia das pessoas”.
“Neste sentido, é importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede elétrica e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários, principalmente agora nesse período de férias escolares”, alerta o diretor informando que a empresa já realiza um trabalho de conscientização lúdica.
DICAS SEGURAS - Segundo Salas, para garantir que a brincadeira ocorra de forma saudável e com segurança, é importante compartilhar importantes dicas sobre a prática de empinar pipa: “Perto da rede elétrica é extremamente perigoso, sob risco da linha ou da pipa enroscar nos fios, ocasionando descarga elétrica; o mais indicado é em espaços abertos e afastados de fiações, como parques e campos de futebol”.
Para o caso da pipa se enroscar na rede, postes ou antenas, a orientação é não arremessar objetos nos fios nem tentar resgatá-los: “Somente técnicos da distribuidora treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede. A Central de Atendimento deve ser imediatamente comunicada, através do 0800 28 00 120.
A companhia orienta ainda: Materiais metálicos, como o alumínio, não devem ser usados na fabricação da pipa, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, com risco de morte; Evite a utilização de "rabiolas", pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques, muitas vezes fatais; entre outras dicas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.