Na programação do Museu Histórico os conhecimentos podem ser testados através de ?Na Trilha da História? Foto Divulgação/Secom

Campos – Com cerca de 500 mil habitantes Campos dos Goytacaz, ao norte do estado do Rio de Janeiro, comemora 190 anos de elevação à categoria de cidade nesta sexta-feira (28. Não é feriado; mas, o prefeito Wladimir Garotinho decretou ponto facultativo e programou uma série de inaugurações na semana para marcar a data. Há também exposição no museu.
Maior município em extensão territorial do estado (são quatro mil quilômetros quadrados), antes de ser elevada à cidade, foi Vila de São Salvador dos Campos (fundada em 1677 por um visconde português) e Comarca, criada em 1833; dois anos depois houve a elevação, com o nome fazendo alusão aos índios que habitavam a região.
“Os 190 anos de elevação de Vila de São Salvador à categoria de cidade marcam um dos momentos da história da região mais significativos na formação de Campos dos Goytacazes”, ressalta a historiadora Graziela Escocard, coordenadora do Museu Histórico do município, que programou visitas guiadas ao acervo e do jogo interativo ‘Na Trilha da História’.
“Comemoramos essa data com uma programação que permite ao público conhecer de perto o nosso passado; é uma oportunidade única de aprender e se conectar com a rica trajetória de nossa cidade, celebrando sua história e cultura de uma maneira divertida”, realça Graziela.
Várias inaugurações têm acontecido por conta.
Wladimir argumenta que são obras dotadas de infraestrutura e espaços públicos com equipamentos para a prática de esportes e lazer, que mudam o aspecto dos bairros e melhoram a qualidade de vida dos moradores. No cronograma constam reformas e ampliações de seis creches escolas da rede pública municipal, aumentando também o número de vagas.
PRAÇAS E PARQUE - Os trabalhos foram realizados por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Somente no subdistrito de Guarus, o prefeito aponta que estão sendo contemplados os bairros Custodópolis, Salo Brandt, Calabouço/Rio Branco e Jardim Carioca/Presidente Vargas.
A maioria ganha praça dotada de equipamentos para o esporte e o lazer, piso intertravado, instalação de play ground e academia da terceira idade. Nesta sexta-feira, Wladimir exibe, ás 9h, o Pórtico do Parque Ecológico da Cidade, na Avenida Arthur Bernardes, entre o antigo Trevo do Índio, na BR-101, e o Canal Campos-Macaé (Beira-Valão).
Às 11h, o prefeito entrega a Clínica Médica do Hospital Geral de Guarus (HGG), dentro do projeto da reforma geral e ampliação da unidade hospitalar. Também está programada, para as 15h, inauguração da infraestrutura de Creche Escola no Parque Jardim Ceasa. Já a extensão do Calçadão da Avenida Carmem Carneiro será liberada às 17h.
JOGO INTERATIVO - Com investimentos da ordem de R$ 23,4, às 18h acontece a entrega da segunda etapa das obras do programa Bairro Legal nos Parques Aurora e São Benedito: “As ruas estarão dotadas de redes de galerias pluviais e coletoras de esgoto sanitário, construção de pavimentação, calçadas e paisagismo”, resume Wladimir lembrando que através de exposições e programação educativa o Museu de Campos destaca a história do município.
Graziela Escocard orienta que o museu é administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (presidida por Fernanda Campos) e está instalado no Solar do Visconde de Araruama, na Praça do Santíssimo Salvador (centro da cidade): “Explore a história do município, por intermédio do acervo exclusivo do Museu Histórico de Campos”.
A coordenadora assinala que as visitas podem ser agendadas pelo WhatsApp (22) 98179-4455, das 10h até 17h. Sobre o jogo ‘Na Trilha da História’, ela explica que é um desafio divertido e educativo, que testa os conhecimentos sobre a história e a cultura de Campos: “O jogo interativo irá mostrar o processo de ocupação do território, desde povoado e vila até a cidade em que mais de 500 mil pessoas vivem, na atualidade”, resume.