Em junho de 2022, Wladimir Garotinho lançou o programa de transferência de renda Foto César Ferreira/Arquivo

Campos - Lançado em junho de 2022 pelo prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho, com proposta de beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social, o Cartão Goitacá teve o saldo referente a abril liberado nessa terça-feira (1), com recarga de R$ 200,00, beneficiando 20 mil famílias. Pelo calendário habitual, o pagamento pode ser realizado até o 5º dia útil de cada mês.
Pelos critérios do programa municipal de transferência de renda, são priorizadas famílias numerosas que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência, sem fonte de sustento. O cadastramento é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras).
O cartão é para ser utilizado em compras nos supermercados, padarias, e açougues (entre mais de 100 estabelecimentos comerciais) credenciados pela prefeitura. Para se beneficiar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e acompanhadas pelos Cras. Por falta de atualização (ou porque não estão mais dentro dos critérios de elegibilidade), 1.500 foram desligadas em abril.
De acordo com a secretaria, mensalmente, as equipes técnicas dos Cras usam a base de CadÚnico para cruzar informações, verificando se as famílias beneficiárias ainda correspondem às diretrizes do Cartão Goitacá. Além de prevista na lei municipal, a medida é recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A secretaria está realizando mutirão para regularizar as famílias com pendências.
O cartão é nominal, intransferível e faz parte do programa de transferência de renda do governo municipal. Também contempla pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. Todos são orientados pessoalmente sobre a forma de uso.