Solenidade marcando a primeira etapa das obras contou com autoridades municipais e estaduais Foto César Ferreira/Divulgação

Campos – A política de parcerias adotada pelo prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho, desde o seu primeiro mandato, garante ao município a construção de um Parque Ecológico, projetado para se tornar um “pulmão verde”. Um passo importante foi dado nesta sexta-feira (28), com o lançamento do pórtico.
O ato fez parte das comemorações pelos 190 anos de elevação da Vila de São Salvador dos Campos à cidade; a concessionária Águas do Paraíba assina como parceira. O parque está projetado em área de aproximadamente 320 mil metros quadrados, dos quais 10 hectares de mata atlântica. Wladimir considera um dos principais legados de seu governo.
O Parque Ecológico ocupará trecho da Avenida Arthur Bernardes, entre o antigo Trevo do Índio, na BR-101, e o Canal Campos-Macaé. Entre as autoridades que prestigiaram o ato desta sexta-feira estavam os deputados estaduais Bruno Dauaire e Jair Bittencourt, além de secretários municipais e várias outras personalidades.
Representantes dos grupos parceiros também prestigiaram; entre eles o diretor executivo de Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco; coordenador do Programa Pró Águas Rio, Leandro Gomes; e o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, responsável pelo plantio de árvores nativas no espaço e pelo reflorestamento de áreas degradadas em todo o estado do Rio de Janeiro.
“A construção do Parque Ecológico é fruto de parceria público-privada e, nesta primeira etapa, a Águas do Paraíba é responsável pelo serviço de terraplanagem e construção do pórtico”, ressalta Wladimir que reconhece a importância das parcerias: “Agradeço aos nossos parceiros que estão juntos no propósito de nos ajudar a realizar esse sonho. Esse projeto já existe, já divulgamos e está lindo. É para o futuro dessa cidade”.
Wladimir enfatiza que o parque vai ajudar a recuperar a capacidade de a população ter uma cidade viva, que respire menos quente: “Queremos entregar uma obra em que as pessoas tenham prazer em visitar, de vir com a família, de ter qualidade de vida e segurança. Projetamos tudo, visando entregar um ponto de turismo, de bem-estar, de qualidade de vida; uma área de lazer completa”.