Por meio do Centro de Monitoramento de Desastre, a Defesa Civil municipal acompanha o quadro Foto Lucas Pavoni/Divulgação

Campos - A frente fria que se desloca na região sul para a sudeste brasileira gera expectativas quanto à possibilidade de condições climáticas desfavoráveis no estado do Rio de Janeiro. Municípios do interior estão em posição de alerta; o caso de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, onde o prefeito Wladimir Garotinho alerta para a possibilidade de chuvas intensas, previstas para chegar nesta sexta-feira (4).
A Secretaria de Defesa Civil está de prontidão, monitorando o momento, com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas intensas, com acumulados de até 100 milímetros (mm), e ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h).
Em alerta laranja, emitido pelo Inmet, o norte flu pode receber volume de chuva variando entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além de alagamentos, os principais riscos apontados são quedas de galhos de árvores, interrupções no sistema de energia, descargas elétricas e rompimentos de barreiras. A Defesa Civil recomenda evitar sair de casa e as áreas alagadas. Wladimir Garotinho reforça, através das redes sociais.
“A Defesa Civil estadual e também a municipal estão emitindo alerta de tempo severo, de alto risco para o final de semana, principalmente no sábado”, realça o prefeito ressaltando: “Está vindo muita água para todo o estado do Rio. Então, fiquemos em alerta; evitemos deslocamentos, porque certamente teremos pontos de alagamento e outros problemas possíveis, mas a equipe da prefeitura vai estar de prontidão 24 horas para atender as emergências”.
O coordenador do Centro de Monitoramento de Desastre (Cemod) da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Leandro Freitas, informa que a frente fria deve permanecer até domingo (6): “O Cemod vem acompanhando de forma intensa o decorrer da frente fria que vai estar atingido o nosso município. A gente tem um cenário em que esse fenômeno deve estar atingindo nossa cidade a partir da tarde dessa sexta-feira”.
MOBILIZAÇÃO - Já chove em Campos e Freitas enfatiza que até o domingo é esperado um volume de cerca de 100 a 120 mm por dia. O subsecretário de Defesa Civil, Édison Pessanha, orienta: “Estamos com toda a equipe mobilizada para dar atendimento à população naquilo que se fizer necessário. A população deve ficar atenta a todos os alertas emitidos pela Defesa Civil”.
Segundo Pessanha, existe uma preocupação com a região do Imbé, para onde há uma previsão de 170mm de chuva: “Já contatamos os moradores de lá, porque, como o nível da Lagoa de Cima está baixo, não há risco de alagamentos, mas podem ocorrer deslizamentos de terra e as estradas ficarem obstruídas. A orientação é tentar evitar deslocamentos. Se não houver jeito, antes de tudo, a pessoa deve buscar informações sobre a situação do local para onde precisar se deslocar”.
O subsecretário indica que população pode receber alertas da Defesa Civil via SMS: “Para isso, basta se cadastrar enviando uma mensagem de texto para o número 40199 informando o CEP sem o hífen”. As secretarias de Agricultura, Obras, Desenvolvimento Social e Serviços Públicos também estão de prontidão.