Secretaria de Educação coordena o programa, com ofertas de até 20 bolsas/mês no valor de R$ 1.160 Foto Wellington Rangel/Divulgação

Campos - A profissionalização de empreendedores na gestão de negócios criativos é uma das iniciativas do governo de Campos dos Goytacazes (RJ), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A ferramenta é o Programa de Apoio à Economia Criativa e definido através de bolsas do empreendedorismo.
As inscrições foram encerradas no dia oito deste mês, com seleção realizada entre os nove e 13 e divulgação dos resultados preliminares dia 19. A divulgação de retificação dos resultados preliminares acontece nesta quinta-feira (26), com resultados finais previstos para dois de julho. A assinatura do termo de outorga das bolsas e o início das atividades dos projetos selecionados estão previstos para o dia seguinte.
De acordo com o edital, serão ofertadas até 20 bolsas/mês no valor de R$ 1.160, com vigência de quatro meses. Os temas definidos para serem desenvolvidos pelos projetos são turismo, lazer, design, arquitetura, games, artes visuais, moda, música, literatura, patrimônio cultural (expressões tradicionais e sítios culturais), audiovisual, artes cênicas, novas mídias, artesanato, cultura popular e arte urbana.
“Tivemos um número bem significativo de projetos inscritos em relação às edições anteriores, quando recebíamos de 20 a 30 projetos”, comenta a coordenadora do programa, Adriana Crespo, apontando que, dessa vez, são mais de 50 projetos: “Isso mostra realmente que temos uma grande demanda desse setor aqui na nossa região”, assinala
Adriana explica que os contemplados serão capacitados na gestão de negócios criativos e irão desenvolver protótipos de seus projetos em escolas da rede pública do município: “Para tanto, será oferecido o curso ‘Gestão de Negócios Criativos’, em parceria com a empresa credenciada. O desenvolvimento das propostas vai fomentar a consolidação e o surgimento de empreendimentos e/ou projetos da economia criativa em Campos”.