Francisco Siqueira, Geraldo Pereira, Luiz Césio e Herbert Sidney em noite marcante do teatro do Sesi Foto Silvana Rust/Divulgação
Personalidades são celebradas através medalha focada no desenvolvimento
Firjan reconhece os homenageados como personalidades referências, "que inspiram toda uma geração"
Campos - “Como campista que sou, fico orgulhoso de estar aqui entregando este prêmio e celebrando as trajetórias profissionais dos meus conterrâneos Geraldo Pereira Emmanuel, que há 30 anos fundou a Macterra Construções, referência no setor da construção civil na região; e o médico Herbert Sidney Neves, que tem 50 anos de bons serviços prestados na área da saúde, em especial em tratamentos oncológicos, por meio do Grupo Imne”.
Com estas palavras, o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, abriu, nessa quarta-feira (25), a 22ª edição da tradicional Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional, em homenagem ao empresário Geraldo Pereira Emmanuel, da Macterra Construções, e ao médico Herbert Sidney Neves, fundador do Grupo Instituto de Medicina Nuclear (Imne).
De acordo com a Firjan, são dois nomes que marcaram história em Campos dos Goytacazes – onde o evento aconteceu, no teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi) - e na região norte fluminense. Na opinião do presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira, a premiação (que acontece há mais de duas décadas) é importante como estímulo à continuidade de projetos transformadores.
“Os homenageados deste ano são referências que inspiram toda uma geração”, ressalta Siqueira relatando que a Firjan acredita no poder do reconhecimento: “Valorizar os que fazem é também incentivar que mais pessoas façam. Que mais jovens encontrem inspiração em histórias reais como as que homenageamos”.
Herbert Sidney destaca sua missão na saúde ao longo de cinco décadas: “Este reconhecimento me remete a abril de 1975 quando a história do Imne começou. Receber essa medalha, no ano em que o Imne completa 50 anos, é muito importante. Estendo essa homenagem a todos os colaboradores que contribuem com o Grupo nessa trajetória que representa um aprendizado que os livros não ensinam”.
GRANDE MARCO - Emocionado, o médico-empresário enfatiza: “Somente o dia a dia e as dificuldades que encontramos, foram capazes de criar força em cada um de nós, para encontrarmos os melhores resultados”. Geraldo Pereira relembra trajetória iniciada ainda na infância e diz sentir-se mais que homenageado.
“Essa condecoração representa um grande reconhecimento, uma celebração de uma vida inteira de trabalho, fé, recomeços e de coragem”, assinala o homenageado. A Medalha foi criada em 2002, se consolidando como um grande marco de reconhecimento às personalidades que impulsionam o progresso regional em diferentes áreas de atuação. A 22ª edição foi considerada uma das mais marcantes.
O evento foi prestigiado por lideranças empresariais, políticas e representantes da sociedade civil. Luiz Césio realça que a cerimônia reforçou o compromisso da Firjan em reconhecer trajetórias que contribuíram efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico regional: “A medalha é concedida a personalidades indicadas por membros do Conselho Regional da Firjan e da Comissão Municipal da entidade em Macaé, com validação da Comissão do Mérito Industrial”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.