Campos registra mais de 7,6 mil empresas abertas nos últimos quatro anos; 1.012 somente em 2025 Foto Secom/Divulgação
Ranking de novas empresas criadas na região aponta Campos na ponta
Dados da Jucerja mostram que o município lidera regionalmente e é sexto colocado em todo o estado
Campos – A estratégia adotada pelo governo municipal, com desburocratização dos processos para abertura e legalização de novas empresas, tem garantido resultados positivos em Campos dos Goytacazes, maior município em extensão territorial do estado do Rio de Janeiro. Em quatro anos, mais de 7,6 mil empresas foram abertas no município.
A constatação está em dados divulgados pela Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja) apontando uma progressão gradativa. Só nos primeiros seis meses de 2025, Campos registra 1.012 novas empresas, se mantendo na liderança em nível regional. No estado é a sexta colocada, atrás da capital Rio de Janeiro (21.823) e de cidades da região metropolitana, como Niterói (3.176), Duque de Caxias (1.595), São Gonçalo (1.371) e Nova Iguaçu (1.217).
“O cenário é resultado do trabalho realizado na gestão do prefeito Wladimir Garotinho, desde 2021”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva. O efeito observado por ele está na consolidação do desenvolvimento econômico de forma sustentável, dependendo cada vez menos de fontes externas, como os royalties do petróleo.
Além da facilidade nos critérios definidos para abertura e legalização, os investimentos em infraestrutura e diálogo permanente com os setores produtivos somam no ranking de novas empresas, destacando, na ponta, atividade médica ambulatorial restrita a consultas. Na sequência aparece comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e inúmeras outras.
EFEITOS FAVORÁVEIS - Os números da Jucerja que apontam mais de 7.648 empresas abertas em Campos a partir de 2021 estão detalhados, por ano, em 1.623 (2021); 1.694 (2022); 1.605 (2023); 1.715 (2024), 1.012 (primeiro semestre de 2025). “É um indício do fortalecimento da economia de um município, gerando oportunidades, aumentando a arrecadação de tributos e dinamizando o comércio local”, ratifica Mauro Silva.
A criação de um ambiente de negócios saudável, moderno e eficiente é o resumo definido para o quadro satisfatório: “O resultado está aí, com novas empresas chegando, empregos sendo gerados e a economia local crescendo com bases sólidas. Cada novo empreendimento que se estabelece contribui para a circulação de renda, atrai investimentos e estimula o desenvolvimento de outros setores”, enfatiza o secretário.
O ambiente favorável ao crescimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população, atribuído ao trabalho que vem sendo realizado para fomentar a economia do município, é fortalecido também por política de parcerias adotada pelo prefeito, desde quando assumiu. “Os investimentos em infraestrutura são resultados dessa realidade”, pontua Mauro Silva.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.