Após aprovação do projeto, Wladimir comemorou posando para foto em frente ao Congresso Nacional Foto Thiago Ferrugem/Divulgação
Projeto de Wladimir facilita acesso para regiões fluminenses a crédito rural
Senado aprova, por unanimidade, caracterização do norte/noroeste fluminense como semiáridos
Campos/Região – Por iniciativa do prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PP), quando deputado federal, em 2019, os 22 municípios do interior do estado do Rio de Janeiro estão próximos de serem beneficiados com mais facilidade no acesso ao crédito rural. Um passo fundamental foi dado, nesta terça-feira (15), com aprovação, pelo Senado, de projeto que coloca as regiões norte e noroeste no mapa do semiárido.
Mesmo distante do Congresso efetivamente há cerca de seis anos, Wladimir vinha articulando junto a deputados e senadores para que o projeto (que beneficia agricultores e produtores rurais das duas regiões fluminenses) entrasse em pauta. Com relatoria do senador Romário (PL-RJ) a matéria entrou em votação e foi aprovada por unanimidade, seis anos depois de apresentada.
Até chegar ao estágio atual, o prefeito foi persistente no lobby e contou com articulações da bancada do estado do Rio no Congresso Nacional, principalmente dos senadores Romário Carlos Portinho (ambos do PL-RJ). “Como líder do PL, pedi ao presidente Alcolumbre para pautar a votação nesta terça-feira”, afirma Portinho.
O senador também negociou com o governo para vetar a parte do texto que criaria o Fundo do Desenvolvimento Econômico do Norte e Noroeste Fluminense: “Foi o acordo para a gente sair daqui com esse benefício garantido para os municípios”, ressalta o senador. Wladimir acompanhou a votação, em Brasília.
O reconhecimento das duas regiões como semiáridas é uma bandeira que Wladimir defende desde quando assumiu o mandato na Câmara dos Deputados, com foco forte na agricultura familiar. Ele buscava o reconhecimento das características climáticas adversas de Campos e municípios vizinhos para criar garantias e benefícios aos produtores rurais.
FAZENDO HISTÓRIA - “O dia de hoje é um divisor de águas, um dia histórico”, comemora o prefeito comentando: “A aprovação do projeto de lei 1440/2019, que reconhece Campos e região como semiáridos, é um passo decisivo para garantir acesso a crédito subsidiado, a políticas públicas adaptadas à nossa realidade e a novas oportunidades para os produtores rurais desses 22 municípios do interior do estado”.
Wladimir estava acompanhado do chefe de Gabinete, Thiago Ferrugem, e do presidente da Câmara Municipal de Campos, Fred Rangel, e outros vereadores: “Com a aprovação, os agricultores têm a possibilidade de acessar o Benefício Garantia-Safra e outros programas de proteção contra perdas ou comprometimento da produção decorrentes do clima. Fizemos história para nossa região e, com crédito, nossas terras serão mais produtivas de agora em diante”, conclui.
A aprovação caracteriza semiáridos os municípios de Campos dos Goitacazes, Italva, Cardoso Moreira, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, São José de Ubá, Miracema, Itaocara, Cambuci, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Carapebus, Conceição do Macabu, Macaé e Quissamã.
O projeto contou com apoio da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que prevê aumento de R$ 22 milhões na economia dos municípios do norte/noroeste. Na avaliação da entidade, o projeto (que agora o projeto segue para sanção presidencial) vai gerar o fortalecimento das cadeias produtivas, aumentar a produtividade regional, garantir o apoio a formação, além de estimular investimentos na infraestrutura.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.