Douglas Ruas entende que está sendo dado um passo importante para uma política urbana mais justa Foto Divulgação/Assessoria

Campos/Região - Vastidão territorial, áreas rurais pouco conectadas, baixa cobertura de saneamento e vulnerabilidade a eventos climáticos extremos. Estes são alguns desafios que compõem o bloco de propostas a serem apresentadas para o norte/noroeste do estado do Rio de Janeiro, durante a 6ª Conferência Estadual das Cidades.
Entre os protagonistas estão os municípios de Campos dos Goytacazes, Macaé, Itaperuna, São João da Barra e Santo Antônio de Pádua. O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, na ExpoRio, Cidade Nova, por iniciativa do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades.
Estarão participando representantes da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais e especialistas, focados em discussões sobre caminhos para cidades mais inclusivas, democráticas e sustentáveis. As reivindicações da pauta resumem a realidade do norte/noroeste, em busca de maior apoio técnico e institucional por parte do estado.
O governador Cláudio Castro resume que a conferência é um processo de construção coletiva para cidades mais humanas, resilientes e conectadas com as necessidades de quem vive no local: “Também é uma oportunidade de fortalecer as políticas públicas da região e garantir que as decisões sobre mobilidade, moradia e resiliência tenham a cara e a voz da população”.
Ao longo das conferências municipais os municípios debateram as propostas a serem colocadas na estadual. Elas priorizam, também, a ampliação do acesso a serviços básicos como saneamento e transporte; fortalecimento da infraestrutura rural e das economias locais; e implementação de políticas voltadas à adaptação climática e prevenção de desastres.
NOVOS MEMBROS - Outros focos são ações para promover maior integração entre os municípios; incentivo à gestão compartilhada; e ampliação da presença do estado na região com apoio técnico e institucional continuado. Das sugestões serão selecionadas, na Conferência Estadual, as que chegarão à nacional, definidas na pauta do Rio.
No evento do estado também serão eleitos os novos membros do Conselho Estadual das Cidades, cujo presidente é Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades. Ele avalia que o norte e o noroeste fluminense são regiões vitais para o equilíbrio ambiental, energético e produtivo do estado.
“Ouvindo as propostas das duas regiões, damos um passo importante para uma política urbana mais justa, conectada à realidade de quem vive no interior”, realça Douglas Ruas, orientando que as vagas são gratuitas e limitadas. “As inscrições para delegados (titulares e suplentes) e observadores (público em geral) estão abertas até oito de agosto, no link http://www.sympla.com.br/event 3052524”.