Além de Jair Bittencourt, Cláudio Castro e Wladimir, vários prefeitos participaram do encontro em PáduaFoto César Ferreira/Divulgação

Campos – Dois dias após se reunir com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e prefeitos do norte e noroeste fluminense, em Santo Antônio de Pádua, para discutir o futuro regional, o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, anunciou, nesta segunda-feira (11) tratativas para retomada, pelo governo do estado, das obras do Bairro Legal de Vila Manhães e Vila Menezes no município.
O encontro com Castro aconteceu sábado (9), em reunião para a qual Wladimir foi convidado pelo prefeito de Pádua, Paulinho da Refrigeração. Durante a conversa, Cláudio Castro reforçou seu compromisso com os municípios do interior. “Unidos somos fortes”, defende o prefeito de Campos.
O debate contou também com as presenças dos secretários estaduais Bruno Dauaire (Habitação de Interesse Social), Jair Bittencourt (Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar) e Bernardo Rossi (Meio Ambiente e Sustentabilidade); além dos prefeitos Nel Medeiros (Itaperuna), Geane Vincler (Cardoso Moreira), Alessandra Freire (Miracema), Lauro Fabri (Varre-Sai), entre outros.
Já nesta segunda-feira, Wladimir cumpriu agenda no Rio de Janeiro, com o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Uruan Andrade, para a retomada, pelo governo do estado, das obras do Bairro Legal de Vila Manhães e Vila Menezes, na região da Penha, que foram paralisadas este ano, para cumprir exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“Estamos trabalhando para liberar novamente a obra do Bairro Legal da Vila Manhães e Vila Menezes, uma obra tão importante, sonhada, que se iniciou, mas que, por um problema técnico, teve que parar”, afirma o prefeito reforçando: “Tratei do assunto com o secretário Uruan Andrade”.
Wladimir assinala que a retomada está sendo ajustada: “O diálogo é sempre o melhor caminho e vamos juntos fazer o necessário para melhorar a vida das pessoas”. Andrade confirma: “A gente vai tentar resolver um problema, que tem solução. Estamos conversando, ajustando para chegar a um bom tempo, para que a gente continue essa obra”.
BAIRRO LEGAL - Definidas na parceria do Bairro Legal, as obras foram iniciadas em dezembro de 2023 e paralisadas no início deste ano. O secretário estadual explica que houve necessidade de paralisação para a readequação do projeto, visando seguir recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). “É uma notícia muito boa”, diz o secretário de Obras, Urbanismo e Mobilidade de Campos, Fábio Ribeiro.
“O prefeito Wladimir Garotinho, mais uma vez, faz as articulações necessárias em benefício da população”, comemora Ribeiro avaliando: “A continuidade das obras do programa Bairro Legal nesses dois bairros, que está sendo feita em parceria com o estado, é de suma importância para nossa população”.
O secretário explica que o programa Bairro Legal prevê obras de infraestrutura completa, com redes de água potável, coleta de esgoto, galerias pluviais (para coleta de água das chuvas), pavimentação das ruas e calçadas, além da iluminação na tecnologia LED. “A iniciativa reforça a importância da política de parcerias adotada pelo prefeito, desde a sua primeira gestão”, pontua Ribeiro.