O responsável pelas obras explicou a Wladimir o andamento dos trabalhos de reestruturação da creche, na Vila dos Pescadores Foto César Ferreira/Divulgação
Reforma de creche amplia número de vagas e melhora a estrutura da unidade
Reestruturação envolve creche do Farol de São Tomé, ampliando o número de salas, para atender filhos de marisqueiras e dos pescadores
Campos - Atualmente com cerca de 70 estudantes, a Creche Felismindo Marques Barreto, na Vila dos Pescadores do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes (RJ) dobrará o número de atendimentos. As obras de ampliação e reforma promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) visam melhorar as condições físicas e estruturais da unidade, dando mais segurança e conforto aos alunos e profissionais.
Além de reformadas as salas de aula, banheiros e a secretaria escolar, foram construídos novos espaços como refeitório, área de serviço, cozinha e despensa. O diretor de Obras da Seduct, Francisco Eduardo Freitas Filho resume: “Refizemos a instalação hidráulica, elétrica, sanitária, instalação de novo revestimento cerâmico, nova iluminação e esquadrias, pintura e instalação de ar condicionado nas salas de aula".
Francisco ratifica que “atualmente com cerca de 70 estudantes, o local dobrará o número de atendimentos, passando a 140 crianças”. Segundo a diretora da creche, Luciene Soares de Carvalho, a obra era esperada há anos: “Todos nós, professores, funcionários e comunidade escolar, estamos realizados e vivendo um sonho. É um presente que estamos recebendo”.
O diretor adjunto, Victor Miranda, assinala que a unidade já está pintada e com novo piso: “Agora vamos entrar na parte do acabamento, gesso, pias, vasos sanitários, etc. Estamos todos muito emocionados, pois essa obra era um sonho. O educador precisa sempre esperançar, sonhar, para poder colocar em prática. E é isso que está acontecendo aqui”.
O prefeito Wladimir Garotinho esteve na creche sábado (30), para vistoriar o andamento das obras: “Estão bastante adiantadas, quase no final. Estamos ampliando a capacidade de atendimentos, dobrando de 70 para 140, para atender os filho de marisqueiras e pescadores. No total, temos três escolas e duas creches no Farol de São Tomé”.
ORGANOGRAMA - A rede municipal mantém cerca de 80 creches. O prefeito contabiliza que sete unidades escolares estão passando por obras de ampliação, atualmente. Realça que as ações visam atender ao crescimento da demanda por vagas em creches e escolas: “Estão em obras atualmente cinco creches e duas escolas de ensino fundamental”.
Wladimir adianta que a programação de novas ampliações para o segundo semestre de 2025 contempla as creches Francisco Alves Dias (Santa Clara), Grevi Siqueira (Custodópolis) e Sebastião Tavares Campista (Turf Club). Também estão no cronograma as escolas Maria de Queiroz Oliveira (Mineiros), Alva Doralice (Santa Cruz) e Martin Luther King (Eldorado).
Mais de 20 unidades serão ampliadas no modelo de estrutura modular: “Pelo menos cinco ampliações já foram inauguradas, proporcionando cerca de 500 novas vagas para a educação infantil, distribuídas entre as creches Professora Ruth Chagas, Irmã Dulce, Dr. Getúlio Vargas, Gilberto do Espírito Santo Amaral e Escola Municipal Professor Walter Siqueira.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.