Uma coleta simbólica de resíduos entre a ponte General Dutra e a da Lapa, além do plantio de mudas, mobilizou os participantes. Foto Vadinho Ferreira/Secom

Campos - Aproximar a comunidade do rio e reforçar a sustentabilidade. Este foi o objetivo do ‘Eco Paraíba’, que aconteceu nesse domingo (31), no Cais da Lapa, na área central de Campos dos Goytacazes (RJ). Participaram famílias, instituições e voluntários em ações de preservação do rio Paraíba do Sul.
Planejamento das atividades foi desenvolvido em conjunto, pelas Secretarias de Turismo, Defesa Civil e Meio Ambiente /Sustentabilidade. A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, ressalta que a proposta é chamar a atenção das pessoas para que tenham consciência de como o descarte irregular tem prejudicado o Paraíba.
“Ameaça as atividades turísticas também”, reforça a secretária avaliando: “Estamos muito felizes com a adesão dos esportes aquáticos, que se uniram a essa limpeza simbólica, mas de grande importância”. Além de plantio de mudas às margens do rio, aconteceu coleta simbólica de resíduos entre a ponte General Dutra e a da Lapa.
Projetos de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) também foram envolvidos nas atividades reforçadas por esportistas de remo em apoio à iniciativa. “Estivemos com cerca de 50 pessoas fazendo a coleta no entorno do rio, com quatro equipes e o apoio de veículos”, resume o secretário de Meio, Jorge Rangel, ao realçar a importância do plantio de mudas.
Duas caminhonetes cheias de sacos de lixo retirados da área do Cais são contabilizadas pelo secretário que defende: “Plantar é bom, manter é melhor, e conscientizar a população é espetacular”. Jorge Rangel assinala que a ação foi a primeira edição do projeto e considera a coletividade fundamental ao fortalecimento da conscientização.