Com elenco formado por veteranos e jovens campistas, a peça mergulha nas complexidades lúdicas, políticas e sociais Foto Patrícia Bueno/Divulgação

Campos - O universo singular da obra do escritor José Cândido de Carvalho, um mito da cultura de Campos dos Goytacazes, na região norte do estado do Rio de Janeiro, ganha os palcos do município por meio de parceria marcante entre a dramaturga Arlete Sendra e o diretor Fernando Rossi.
A estreia aconteceu dia 29 de agosto e a oportunidade para que ainda não assistiu vai até domingo (7). Livremente inspirado no clássico “O Coronel e o Lobisomem”, obra prima de Cândido, o espetáculo “Ponciano - de Amores – Furtado” estará em cartaz neste fim de semana, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, em Campos.
A montagem traz um elenco de veteranos e jovens atores, conduzindo às hilárias aventuras do mandatário da Baixada Campista. O teatro está localizado no centro da cidade e as últimas apresentações estão programadas para esta sexta-feira, sábado e domingo, sempre às 21h, com classificação 12 anos.
Rossi resume que o ator Pedro Fagundes dá vida ao emblemático Coronel Ponciano de Azeredo Furtado na comédia musical que marca a comemoração dos 111 anos do autor, nascido em Campos: “Contemplada com a Lei Paulo Gustavo, a montagem mergulha nas complexidades lúdicas, políticas e sociais que marcam a terra natal do autor”.
Completam o elenco Katiana Rodrigues, Liana Velasco, João Velasco, Nathan Silva, Valdiney Mendes, Luciana Rossi, Almir Júnior e Geovane Crisóstomo, que também assina a preparação vocal. Katiana também faz voz, percussão e sonoplastia, ao lado de Renato Arpoador (voz, violão, percussão e arranjos) e Vania Navarro (voz, violão e percussão).
NOMES CONSAGRADOS - A dramaturga Arlete Sendra é professora universitária e poeta, com pós-doutorado em Semiótica pela Universidade de Salamanca (Espanha). Ocupa a cadeira 16 da Academia Campista de Letras (ACL), tendo sido a primeira mulher a presidir a entidade, com administrações marcantes.
Na ACL, Arlete Sendra criou a editora e a revista da academia, comendas, concursos literários; buscou preservar a memória cultural dos acadêmicos. Dramaturga renomada, é autora de peças de sucesso, explorando principalmente temas literários, como “Fernandos em busca de Pessoa” e a mais recente “Ponciano - de Amores - Furtado”, em parceria com Fenando Rossi.
Já Fernando Rossi é diretor teatral, roteirista e ator. Também integra a ACL, tendo sido eleito em 2024 para ocupar a cadeira 40. Sã cerca de 50 anos de teatrólogo. Ex-diretor do Teatro de Bolso Procópio Ferreira e atuou como supervisor cultural do Sesi. Protagonista em várias produções, recebeu o Prêmio Alberto Lamego (maior honraria da cultura de Campos), em 2023.