No estado, Campos fica atrás somente da cidade do Rio de Janeiro em fonte geradora de energia proveniente do sol Foto César Ferreira/Divulgação
Projeto para energia solar tem sugestões abertas em consulta pública
Especificações estão disponíveis no site oficial da prefeitura; propostas devem ser enviadas até dia 30 de outubro
Campos – A implantação, operação, manutenção e gestão de usina solar fotovoltaica com a finalidade de suprir a demanda energética da estrutura física da Administração Direta e Indireta da Prefeitura de Campos os Goytacazes (RJ) tem desdobramento importante: pelo e-mail licitacao@campos.rj.gov.br, está aberto, até 30 de outubro, o prazo para sugestões.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Diego Dias, as especificações do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) estão disponíveis no site oficial da prefeitura: “O estudo técnico apresenta as descrições gerais do projeto de arquitetura desenvolvido para a implantação da usina, que representa uma alternativa de desenvolvimento sustentável e econômico para a municipalidade”.
A sessão pública para a apresentação do PPP está prevista para 31 de outubro, às 10h, no auditório da prefeitura (Rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado n° 47, Parque Santo Amaro). O secretário explica que, conforme define a Lei Federal 11.079, trata-se de uma Manifestação de Interesse Privado (MIP).
Pelos critérios, uma empresa apresenta um projeto e o poder público, entendendo ser viável, oportuniza, em audiência pública, outras empresas a procederem com demais sugestões ou adequação do projeto apresentado: “O governo já vem sinalizando há tempo o quanto a parceria público-privada dá certo”, resume Dias.
O secretário assinala que o objetivo é ouvir não só a comunidade, mas as empresas: “O projeto prevê suprir as demandas não apenas dos prédios da municipalidade, mas da iluminação pública também, sendo um marco na utilização da energia limpa em nossa cidade”. Ele lembra que o município é o segundo maior gerador de energia limpa.
“Campos tem por fonte geradora a energia proveniente do sol, do estado do Rio de Janeiro, ficando atrás somente da capital fluminense, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, diz Rios resumindo que no último mês, a potência de geração foi de 107.031kWpico em 16.605 instalações. Em janeiro deste ano, foi de 91.222 kWpico em 13.500, o que comprova que o setor cresce no município.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.