Durante a inauguração na Tapera, Wladimir comemorou interagindo com as crianças atendidas na unidade Foto César Ferreira/Divulgação

Campos – Com 81 unidades disponibilizadas pela prefeitura, Campos dos Goytacazes é um dos municípios do interior do estado do Rio de Janeiro com maior número de creches na rede pública municipal. Além da manutenção no dia a dia, o governo busca também avaliar as necessidades e ampliar o número de vagas.
Em 2023 eram 8.300 crianças distribuídas nas unidades; atualmente, são 10.200, levando o governo a decidir pela ampliação. Nesta semana, duas tiveram as reestruturações inauguradas pelo prefeito Wladimir Garotinho (ambas no interior). Uma, a Creche de Ururaí; outra, na Tapera - a Creche Escola Municipal João Siqueira dos Santos.
A Luiz Gonzaga da Silva, em Ururaí ganhou 44 vagas. Atualmente, atende 201 alunos e poderá contemplar, no total, 241. A reforma também garantiu a instalação de dois banheiros e pintura geral do prédio já existente. “Não se faz uma cidade melhor se não investir na educação”, defende Wladimir.
O prefeito relata que sua administração tem um olhar especial, diferenciado e muito carinhoso para a educação: “A gente só melhora a cidade, só faz um futuro melhor se a gente investir na educação. Temos inaugurado uma sequência de ampliações em creche e em escola, gerando três mil vagas a mais. Três mil novas crianças, três mil novas famílias que estão sendo acolhidas pelo nosso trabalho”.
Wladimir enfatiza que o governo tem investindo muito na educação: “Em 2021, não tínhamos nem nota no Ideb. E agora, nós batemos a melhor nota da história de Campos, graças aos investimentos que temos realizado”. Ele resume que a rede municipal conta com cerca de 52 mil alunos matriculados, sendo mais de 10 mil alunos com idades entre 0 e 3 anos.
Atualmente, a creche da Tapera atende 206 crianças; porém, teve a capacidade elevada para 400. A ampliação garantiu a construção, por meio de estrutura modular, de mais sete salas de aula, banheiros, área de convivência e ambientes pedagógicos. Desde 2023, possui uma Sala Sensorial voltada a alunos típicos e atípicos.
GRANE AVANÇO - Durante a inauguração, Wladimir anunciou a retomada das obras do programa Bairro legal da Tapera, nos próximos dias. O prefeito estava acompanhado da filha Gabriela Oliveira; do secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; e secretária de Educação, Tânia Alberto; além de, profissionais da unidade e a população da localidade.
“A gente se comprometeu com a Kelly, que foi a diretora da unidade (da Tapera). Ela nos pediu muito essa ampliação, e começamos a realizar no modelo de expansão modular, porque é muito mais rápido, mais prático, além de ser uma obra muito mais limpa”, assinala Wladimir realçando: “Quando a gente viu que era bom, a gente trouxe para Campos”.
A secretária Tânia comenta: “Não sou campista de nascimento, mas estou aqui há 30 anos e há 45 trabalhando na educação. Essa cidade me acolheu, e aqui nessa comunidade foi o meu primeiro lugar de trabalho no município. Então, estou muito feliz de retornar a esse local, agora como secretária, e ver essa linda unidade sendo ampliada”.
Tânia lembra que foram muitos anos sem ter uma única escola construída no município: “Mas esta gestão investe na educação. Na avaliação da diretora Mirian Cordeiro, a ampliação é um grande avanço para a educação infantil: “Representa não apenas mais vagas, mas também mais dignidade, qualidade de ensino e acolhimento para as nossas crianças”.