Campos – Na cadeira principal da administração de Campos dos Goytacazes (RJ) por 10 dias, cobrindo licença para descanso do prefeito Wladimir Garotinho, o vice, Frederico Paes, inicia as atividades com reunião de gestão e planejamento, e inauguração de Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no interior do município.
Buscando integrar ações de organização e acompanhamento das atividades de fechamento fiscal do ano, e definir calendário de inaugurações, políticas públicas e realizações para a população, o prefeito em exercício reuniu o secretário de Gestão e Governança Digital, Wainer Teixeira; procurador-geral do município, Matheus José; e o chefe de Gabinete do Prefeito, Thiago Ferrugem, nessa segunda-feira (17).
Paes destaca a importância do encontro: “Participamos de uma reunião de gestão e planejamento, em um ambiente de diálogo que é muito importante, relativa às ações de encerramento do ano, para que o governo continue realizando entregas, avanços concretos e benefícios para a população. Wladimir pediu que nós déssemos continuidade à gestão com foco em cuidar de pessoas”.
Realizar obras e prestar serviços, além de preparar um novo ciclo de desenvolvimento, são outras linhas traçadas pelo prefeito. Ele também entregou a UBSF de Conselheiro Josino. A reforma incluiu melhorias hidráulicas e elétricas, além de pintura de paredes, troca de piso e reforma da calçada. A partir de dezembro a unidade passará a contar com mais uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF).
Segundo Paes, o posto é a quarta unidade de saúde entregue este ano pelo governo: “Ao todo, desde o início da primeira gestão, mais de 50 postos já foram reabertos e reinaugurados. A nossa missão é construir um futuro melhor para as pessoas, é cuidar daqueles que nos cercam, com zelo e dedicação”.
CUIDAR DAS PESSOAS - O prefeito enfatiza que o foco do governo é a promoção da saúde, não apenas o tratamento de doenças: "Temos hoje hospitais reformados e aprimorados, graças ao empenho do prefeito Wladimir Garotinho, que desde o início contou com o apoio de uma equipe da saúde sólida”.
Os avanços e progressos feitos nos últimos anos, especialmente na saúde são resumidos pelo secretário Paulo Hirano: “Com os esforços do governo, o município conseguiu revitalizar e reconstruir a estratégia, avançando na implementação das políticas públicas de saúde, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Nosso objetivo principal é cuidar das pessoas”.
Hirano cita ainda como iniciativas promover a saúde, atender os pacientes, identificar precocemente doenças e controlar as enfermidades mais prevalentes e prejudiciais, como diabetes e hipertensão, prevenindo eventos como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). O secretário realça que é isso que a atenção primária realizará com excelência.
“Estamos reestruturando e reabrindo todas as nossas UBS, que, em 2021, estavam fechadas e deterioradas”, assinala Hirano concluindo: “Agora, as unidades estão reformadas e aptas a restabelecer a Estratégia de Saúde da Família. Temos uma equipe atuante aqui, e em dezembro teremos duas equipes da estratégia, o que representa um avanço significativo para todos".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.